Coloridinhas

             

11 novembro 2014

Como Fazer Casinha com Retalhos de Tecido

Antes de começar o passo a passo, quero dar um aviso: Esse post contém altas doses de agentes fofurísticos e por isso, o risco de apresentar pequenos ataques cardíacos é grande. Senta aí e toma uma água pra continuar lendo.

Sériooo: estou apaixonada por essas casinhas! E ainda mais impressionada com o fato de que são tão fáceis de fazer e ainda, ecologicamente corretas, pois usam caixas de papelão e retalhos de tecido! Lindo, né?
 A história delas é a seguinte: minha Moin estava costurando necessaires para um bazar beneficente organizado pela minha avó, que acontece todo ano por aqui. Para ficar tudo lindo e maravilôuso, ela comprou várias mini pastas de dente e escovas de dente daquelas para viagem, pra bolsinha já vir recheada. Depois de tudo pronto, ficaram só as caixas, me olhando entediadas.

Gente! Que desespero que me deu olhar todas aquelas caixas vazias! Como assim vamos jogar tuuuudo isso fora de uma vez? Resolvi que seriam transformadas em bonitinhas mini casas. Testei, deu certo. E hoje estou aqui pra mostrar pra vocês como fiz! Vem ver!
Materiais:

  • Caixa de pasta de dente (ou outra com formato semelhante);
  • Lápis;
  • Retalhos de tecido;
  • Feltro e botão pequeno;
  • Cola universal para artesanato;
  • Fita crepe;
  • Fio de nylon;
  • Agulha comprida.
Para fazer essas fofuras, comece traçando um molde da frente da sua casa. Ele deve ter a mesma largura da lateral menor da caixa. Meça, depois trace o telhado e corte.
Agora vamos abrir a caixa e usar o molde que acabamos de fazer. É só posicionar em cima das laterais menores e traçar. Nas laterais maiores, fazemos esse retângulo, que vai ser o nosso telhado. Ele deve ser mais alto que o topo da casa. Depois é só cortar!

Repara que o fundo da caixa permaneceu como era. Ele vai ser dobrado novamente, para fechar a casa. Para facilitar, podemos usar fita crepe. Olha só a casinha tomando forma! :)
Para deixar a estrutura da casa mais firme, passei fita crepe em toda volta. Isso também faz com que a cor fique uniforme e não faça diferença na hora de colocar o tecido. Cortei também um telhado, usando outra parte da mesma caixa.
Antes de cobrir com tecido, perfuramos o centro da casa com uma agulha comprida. É preferível que a agulha seja espessa também. Faça um furinho também no telhado.
Usando a cola universal, colamos o tecido, tomando cuidado para não passar cola diretamente sobre o furo. O acabamento na parte de baixo da casa fica assim, parecendo embrulho de presente.

Cubra também o telhado com outro tecidinho.
Está quase pronta! Agora é hora de cortar o feltro, posicionar o botão e colar tudo com cola universal. Ai meu coração! Já tá ficando gracinha!
Usando uma agulha, passe o fio de nylon pelos furinhos que já fizemos. Ele passa de baixo pra cima e depois de cima para baixo, para formar um arco. É preciso ter um pouco de paciência nessa parte, mas confia que dá certo!
Nas pontas do fio, que estão na parte de baixo da casinha, faça um nó e depois aproxime do fogo. O nylon derrete um pouco e impede o nó de se desfazer.

Está pronta!
Agora você pode usar no espelho retrovisor do carro, na árvore de natal ou ainda, fazer várias casas e pendurar em um móbile!

Também é um ótimo presentinho desses que a gente dá sem precisar de data especial, só pelo carinho.

E aí? Quem me ajuda a encher o mundo inteiro com casinhas fofas?

40 comentários:

  1. Ficou lindo demais, Bianca!
    Tentarei fazer com meus alunos e uma versão em papel machê também :)
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa... devem ter ficado lindaaas, como tudo o que você faz! :D

      ;*

      Excluir
  2. Qu fofura! :O
    Vou guardar aqui pra tentar fazer depois. :)

    ResponderExcluir
  3. Que amor *-*
    Eu quero tenta fazer, achei muito fofinho.

    Beijoos <3
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa! Quando fizer, não esquece de mandar foto? :)
      Beijinho
      ;*

      Excluir
  4. Como eu admiro essa habilidade manual que algumas pessoas têm!
    Ficou demais!!!!

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu admiro muito também as habilidades das outras pessoas. Principalmente as que eu não tenho, tipo quem toca instrumentos maravilhosamente bem, sabe? É tão incrível, né? :)

      Beijinho

      Excluir
  5. Bianca, você faz os tutoriais mais lindos que eu já vi! Que capricho! Obrigada por compartilhar com a gente! Assim que fizer te mostro!
    ah seria um bom desafio para o seu grupo no face, enfeites de natal.
    Bjin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nubiaaa! Obrigadaaaa pelo elogio! :D
      Queroooo ver sua casinha mesmo!! ^^
      Poxaaa... seria um ótimo tema mesmoooo! Pena que eles foram todos definidos em janeiro! Mas, o próximo ano está aí e acho que vou mudar algumas coisas no projeto, pra incentivar mais pessoas a participarem! :)

      Beijoooo

      Excluir
    2. Ahh que pena, mas 2015 vem aí. E eu quero tentar participar dos próximos!
      Vc é mega caprichosa mesmo, merece o elogio!
      Beijooo (*^3^) !

      Excluir
  6. Afeee Maria, isso é muito lindo demais sô!

    ResponderExcluir
  7. Já estou vendo a arvorezinha do meu quarto cheia de casinhas pro natal *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeee! Vem buscar caixinhas que tô doando! :P
      ;*

      Excluir
  8. Ai meu Deus! É muito fofura. Fiquei encantada <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Muito amor essas casinhas, to apaixonada!
    Quando vi elas no teu instagram tava curiosa pra saber como foram feitas. Não imaginava que era tão fácil!
    Já to louca pra fazer haha.
    Beijooos

    http://agabiarteira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que fofura e tão delicadinha S2. Parabéns amei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bianca! Conheci seu blog por esses dias e adorei tudo que eu vi, muito lindo tudo o que você faz!!
    Sobre as casinhas de "pasta de dente", eu tentei fazer, ficou até bonitinhas, mas eu gostaria se possível, você passar as medidas, pois as minhas ficaram um bocadinho tortas... hahahahaha
    Achei muito lindinha a casinha, mas não consegui fazer direitinho... estou com um bocado de caixinhas aqui... mas queria as medidas, será possível você colocar??? Se você preferir responder por e'mail... fernandaana@ig.com.br Muito obrigada pela atenção!!! Beijos**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te mando as minhas medidas sim! Tenho que medir as casinhas. Não vou poder fazer isso agora agora, mas volto pra te contar assim que puder! Colei um post it aqui do lado! :P

      Beijooo e muito obrigada pelo elogio! ^^
      ;**

      Excluir
  12. Estou apaixonadaaa! Amo miniaturas! Adorei a ideia do móbile, deve ficar lindíssimo *.*

    ResponderExcluir
  13. Oi Bianca!

    Cheguei aqui por uma indicação da Pepa do Tacho da Pepa...essa casinha é a coisa mais fofa! Linda mesmo!
    E obrigada por compartilhar , vou tentar fazer, espero que fique tão bonita quanto a sua.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  14. Que coisinha mais linda, amei.Gosto muito de reciclar, sempre guardo caixinhas. Através da Pepa conheci seu cantinho. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bianca,
    Queria dizer, com muita vergonha, que fiz minha versão das casinhas. Se quiser vê-las estão aqui!
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Caramba, quanta criatividade, ficou lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  17. rsrs conta comigo! Sou apaixonada por casas de passarinhos e por passarinhos.
    Já fiz algumas de reciclagem e amei a ideia da caixinha de pasta. Seu tutorial está incrível, parabéns!!!
    Abraços e lindo dia.
    Márcia.

    ResponderExcluir
  18. Que coisa mais maravilhosa Bia! Até fiz um update lá no post de casinhas e inclui um link para esse post. Uma árvore de Natal cheia dessas casinhas seria maravilhoso! \o/

    http://naomemandeflores.com/internet-love-casinhas/

    :)

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...