Coloridinhas

             

17 março 2014

As Cartas Apaixonadas (e apaixonantes) de Frida Kahlo

Li o "Cartas Apaixonadas de Frida Kahlo" por um lindo acaso. Participo de um Clube de Leitura no Facebook, criado pela linda Tany. No final do ano passado, próximo ao Natal, fizemos um amigo secreto de livros!
A pessoa que tirei é apaixonada pela Frida! Eu fiquei toda animada procurando um livro que tivesse relação com essa admiração pela artista que temos em comum.
Comentei com a minha Moin e ela me disse que tinha em casa um livro da Frida que era maravilhoso e que poderia disponibilizar para que eu presenteasse minha amiga secreta (o amigo secreto incluía livros novos ou usados). Eu confesso que quando bati o olho no livrinho pensei: "Mas ele é tão pequeno.. a capa não é incrível.. vai parecer um livro mais ou menos.. eu queria que fosse o livro mais incrível da vida". Mas, depois da enorme propaganda que minha Moin fez, tive que ler essa delícia para ver se aprovava, antes de enviá-lo. Não deu outra: Me apaixonei!
A Frida escreve com uma delicadeza e intimidade lindas. É muito interessante conhecer vários fatos da biografia e poder ler a versão dela dos fatos, a forma como ela se referia ao que estava passando, aos seus amores, ao Diego, aos seus familiares, a ela mesma.. é lindo. E algumas vezes é doloroso também, pois quem conhece minimamente o seu trabalho, sabe dos sofrimentos pelos quais ela passou. Percebi que a Frida foi uma pessoa. Assim, desse jeito. Exatamente como eu e você.

Ela fala de sentimentos reais e de afetos reais. Às vezes fala de banalidades e é bonito perceber aquilo que fica nas entrelinhas, que são seus objetivos, suas ideias sobre as coisas, os sentimentos que ela não escreveu mas que podemos perceber. Nas cartas a Frida parece ser uma pessoa muito transparente e autêntica. Me senti próxima a ela.
A todo tempo me lembrava da visita que fiz à Casa Azul, dos painéis do Diego Rivera, de tudo que pude absorver quando estive no México, a cultura, as pessoas.. Não teve jeito: Já admirava o trabalho da Frida, a sua força. E passei a admirá-la ainda mais depois de ler essas cartas.
O livro é tão lindo que não me atrevo a dizer mais do que essas poucas palavras. Recomendo para todos que já admiram Frida Kahlo. E para quem gostaria de conhecer um pouco mais sobre a artista.

21 comentários:

  1. Ai, Bia, vou ter que adicionar esse livro na lista dos que tenho que ler. Acho que a leitura de cartas assim nos deixa mais íntimos da pessoa que as escreveu... E em se tratando da Frida, deve ter tanta lindeza nessas linhas (e entrelinhas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Leia, Delzinha! Por favooor! :)
      E eu enrolando (ATÉ HOJE!!!) com Memórias de uma Gueixa! Nunca priorizei! :/

      ;**

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar dela mas nunca li acredita?
    Preciso agora... pura curiosidade..
    virar fã tambem :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Cores de Almodóvar, cores de Frida Khalo, cores (8)
    A intensidade do trabalho de Frida reflete sua personalidade, uma mulher sofrida e resistente que deu cor à dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passeio pelo escuro, eu presto muita atenção no que meu irmão ouveee... e como uma segunda peleee.. um cascoo uma cápsulaaa.. proteto-raaaaa.. A, eu quero chegar longeeee... :)

      Vou ficar com ela na cabeça pra sempre! :D
      Deu cor à dor! É verdade!
      ;*

      Excluir
  4. Nossa, nunca tinha visto isso... heheheh

    Bia, eu queria conversar com vc sobre a Psicologia...

    Eu também faço o curso lembra ? onde podemos conversar ? por email , facebook ? whatsapp... o que for melhor pra vc...:D


    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa! Pode ser e-mail ou facebook, pq escrever muito no celular é chatinho, né! E quando se trata de psicologia gosto de falar muuuuito! Hahahaha
      pode decidir então! Respondo nos dois lugares! ;)

      Excluir
  5. uauu fiquei com mega vontade de ler. Frida é maravilhosa. Seu trabalho é de uma grande sensibilidade.

    ResponderExcluir
  6. Bia, quem escreve tudo com uma delicadeza incrível é você! Não conheço muito sobre a Frida, mas essas poucas palavras já despertaram meu interesse. É algo que eu queria ter mais contato se tivesse oportunidade!

    Sobre o cosplay, estou indecisa se eu faço ou delego a tarefa pra minha mãe! Heheh o primeiro vai ser a Mio Akiyama com o vestido preto (mas queria muito fazer a Daenerys com o vestido do casamento rs)

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa... obrigada, Vick! ^^
      Poxa! Acho que você ia gostar muito de conhecer tanto a vida como a obra da Frida! Ela é uma grande inspiração! :)

      ;**

      Excluir
  7. Auuuuunw, mas que coisa linda *_*
    Eu amo livros assim também.Principalmente que são baseados em fatos reais,sei lá, você fica mais próxima da história né?
    Parece muuito bom *_*


    beeijão ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo! Pode ler que se você gosta assim, vai adorar! :)

      ;**

      Excluir
  8. Nunca parei para ler nada sobre, mas sempre ouço falarem... fiquei curiosa por mais. Gosto de histórias com sentimentos autênticos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentimentos autênticos é com ela mesmo!! :D

      Excluir
  9. Eu amo ler cartas! Amo! Fiquei muito curiosa pelo livro.
    Lendo seu relato me lembrei do livro do cazuza, que li quando lançou, devia ter uns 18 anos e tive essa mesma impressão. Que ele era real, que tinha sentimentos como os nossos. É muito bom isso ne? Sentir essa empatia, proximidade.

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...