Coloridinhas

             

21 fevereiro 2014

Resenha Kobo Aura HD

Quem é leitor do blog há mais tempo ou me acompanha no Instagram já sabe que há algum tempo, comprei um Kobo! Pensei em escrever uma resenha, mas queria ter maior tempo de experiência com ele, antes de falar sobre. A versão que tenho é o Kobo Aura HD.
Resolvi comprar um e-reader por alguns motivos. Há algum tempo, adquiri um Tablet que tinha 8 polegadas. Gostava do tamanho e das funcionalidades, dos joguinhos, acesso à internet e sim, li alguns livros nele também, apesar da luz do LCD incomodar um bocado. Acontece que depois que me rendi ao smartphone (pois antes só tinha um celular simples, sem android), passei a fazer tudo no celular e comecei a deixar o tablet de lado. Apenas usava o coitado para leitura desconfortável. Um belo dia, só por curiosidade, entrei no Mercado Livre para ver o preço de venda do bichinho. Para a minha surpresa, era o mesmo preço de um Kobo novinho! Se eu usava o tablet só para ler, não fazia sentido essa experiência ser desagradável, se posso ter uma tela opaca e uma luzinha super linda pra ler no escuro. Eu concordo com a maioria. O Kobo é caro sim. Bastante. Acontece que como rolou essa troca, nem senti muito, entende?
Quando decidi, resolvi que teria que ser o Aura HD, pois os outros e-readers da marca são bem menores. Gosto de ter uma experiência de leitura o mais aproximada possível com a leitura de um livro impresso. Ler em telas pequenas não me faz feliz. Digo com conhecimento de causa, já que já li um livro inteiro pelo celular e não pretendo repetir a dose. O AuraHD tem a tela de quase 7 polegadas. Além do tamanho, tem o incrível supérfluo de ser na cor branca. Eletrônicos nessa cor são muito lindinhos e acho que vários de vocês compartilham dessa opinião comigo. Não compraria um aparelho mais caro apenas por essa característica, mas confesso que isso fez meus olhinhos brilharem.

Não sou nenhuma especialista em e-readers e não conheço muitos, para fazer comparações. Mas, posso fazer meu relato sobre o produto. Quem sabe não ajuda alguém que esteja na dúvida?
Desde que adquiri o Kobo, fico cada dia mais apaixonada por ele. É muito fácil de ser usado. A gente vai descobrindo as funcionalidades de forma bastante intuitiva. Assim como o Kobo Glo, essa versão também possui iluminação própria para lermos no escuro. Para aquelas leituras de antes de dormir, é maravilhoso!

O que nem todo mundo sabe é que as telas opacas dos e-readers são muuuito diferentes das telas de LCD quanto à luz. Falando de modo bastante simplificado: A iluminação do LCD vem de trás da tela, direto pro seu olho. A iluminação dos e-readers que têm e-ink (ou e-paper), são feitas de modo que a iluminação é direcionada para a tela, como se fosse para dentro, uma luz que ilumina aquilo que você está lendo, e não você. Deu pra entender?

Bom.. esse botão vermelhinho é o de ligar. É daquele tipo "slide", que a gente desliza, e não aperta. Já o botão branco é o da luz. É genial a iluminação poder ser ativada por um botão físico, uma vez que assume-se que você não tem luz para acionar botões touch na tela. Uma das coisas de que mais gosto na luz dele é que podemos escolher a intensidade. Quando estou na escuridão total do quarto, deixo a luz em 1% de intensidade e acho mais do que suficiente!
Acho o tamanho dele uma perfeição. Parece com o tamanho de um livro comum, mas é um pouco menor. É maravilhoso para ser carregado. Cabe em tudo quanto é bolsa e é bem leve. A bateria dura horrores. Já li 3 livros e metade de outros dois e acho que carreguei 3 vezes, apenas.

A biblioteca é bonitinhas assim, como vocês viram na foto. Ficam as miniaturas das capas dos livros. É possível criar prateleiras temáticas, para organizar melhor os livros. Na memória do aparelho cabem muitos muitos livros. Acho que nem todos os livros que já tenho aqui seriam capazes de encher tudo. O site da marca diz que cabem até 3000.
Dependendo do formato do seu livro, é possível fazer diversas configurações: Tipo e tamanho de fonte, margens, espaço entre cada linha, justificação, e algumas outras.

Outra função super útil é a de dicionário. Já vem no aparelho e é muito tranquilo de ser acionado: basta colocar o dedo em cima da palavra por um tempinho. Pronto! Aparece a definição. O Kobo também tem tradutor de diversos idiomas! É lindo isso!
Do Kobo aura HD é possível acessar internet Wi-Fi. O navegador é lento, então eu não usaria para navegar na internet livremente, apenas em casos de necessidade, para mandar um e-mail ou algo assim. Porém, com acesso à internet, você pode comprar livros de qualquer lugar, basta entrar na loja e dar alguns cliques. Como tenho muuuuuitos e-books no computador, nunca comprei um direto na loja, para falar sobre essa experiência, mas concordo que é uma praticidade!
Uma besteirinha que eu acho super legal é ter acesso às estatísticas de leitura. Ele me diz quanto tempo já "gastei" lendo o livro atual, a média de minutos por sessão, quantas páginas já virei e a média de minutos por página. Além disso, diz quantas horas e quantos livros já li ao todo, desde o início!

Uma vantagem do Kobo em relação a outros e-readers é que ele aceita vários formatos de livros. Eu só uso em formato Epub, pelas possibilidades de edição, mas sei que existem outros vários compatíveis (são esses aquiEPUB, PDF, JPEG, GIF, PNG, TIFF, TXT, HTML, RFT, CBZ, e CBR). Mas, não acredito que essa seja uma vantagem enorme, já que existem ótimos conversores de formatos por aí.
Além das estatísticas, outra bobeirinha é essa página com premiações para leitores. Eu não ligo tanto para elas, não utilizo como metas, mas sempre que recebo um prêmio vou lá olhar qual é! Esse da hora das bruxas foi o último que recebi. E juro que não consigo ver essa vassoura como uma vassoura. Pra mim, a bruxinha está voando num garfo. Hahaha

Como vocês puderam ver nas fotos, a resolução dos textos e imagens é impressionante. Segundo a marca, é o e-reader que tem maior resolução do mercado! Não fui confirmar, mas posso dizer que de fato os elementos na tela são super nítidos.

Li algumas resenhas que diziam que o formato do aparelho era pouco ergonômico e escorregadio. Porém, nunca tive problemas com isso. Acho o aparelho bem fácil de segurar e também leve o suficiente para não ser arriscado deixar cair.
Por fim, uma coisa que me pareceu chatinha no começo foi que é necessário ter um programa para adicionar livros no aparelho. A marca recomenda o uso de um programa da Adobe que pode ser baixado gratuitamente no site. Porém, eu preferi usar o Calibre, que já tinha instalado no computador. Recomendo muito esse programa para qualquer um que tenha um e-reader ou que leia no tablet. É possível converter livros pra diversos formatos e com poucos cliques, você envia arquivos direto para o aparelho, bem organizadinho e simples.

É isso! Para mim, super valeu a pena comprar um e-reader. O resumo de tudo é: a leitura é muito confortável. Não se compara à experiência de ler um livro impresso, que é muito mais gostoso. Porém, o aparelho traz um bocado de benefícios e praticidades, além de ser confortável!

47 comentários:

  1. Eu sou fã da Kobo! Tenho um mini, que é do tamanho de um pocket book, que eu adoro! Sou apaixonadíssima!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse e-reader!
    Mas sou parte das amantes de cheiro de livro impresso!! hahaha, não sei o que acontece mas parece que o impresso é melhor - pra mim, claro!

    Mesmo assim valeu a resenha e dica, acho que uma boa opção quando queremos ter vários livros em um espaço só e fácil para carregar por aí!

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não substitui o livro físico! Ele é muito prático, leve, cabem milhões de livros! :)
      Em alguns momentos é a melhor opção. Meu namorado tá estudando pra concurso e carrega no Kindle, váááários livros que se fossem físicos seriam pesadíssimos e volumosos! Então compensa! ;)

      ;***

      Excluir
  3. Tô morrendo de vontade de comprar um, mas como não é prioridade na minha vida por enquanto, vou só babando nessas resenhas hahah Faz tempo que não leio por não ter muito tempo livre, e como só consigo ler no ônibus é impossível ficar carregando livros enormes... seria muito bom ter um desses!
    Eu adoro essas bobeirinhas de premiação e estatísticas, acho que foi a parte que mais desejei um igual HAHAHA e que lindinho ele ser branco <333

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Celle! Baixa o Aldiko pro celular! Assim você pode ler no ônibus!
      Não é a melhor coisa do mundo, mas quebra um galho! ;)

      ;**

      Excluir
  4. Poxa que interessante Flor, eu sempre quis saber como funcionava esse aparelhinho... hauehauehuhae

    Como anda o curso de Psicologia ? eu vou fazer estágio este ano... estou empolgada...

    Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda beeem! :D
      Já fiz dois estágios! Você vai adorar demais! Vai ser em que área??

      ;**

      Excluir
  5. Eu leio pelo iPad mesmo. Lá tem umas funções para configurar tipo de fontes, tamanho das letras, e tem uma outra pra alterar o brilho e cor de fundo. Eu gosto bastante! Meu marido ganhou um kindle da empresa dele e tem gostado também. Eu gosto muito de livro, muito mesmo, mas essa facilidade de poder ler em qualquer lugar de pouca luz me facilita muito. Geralmente leio antes de dormir (e muitas vezes perco o sono, péssimo horário!), e Leo já está dormindo, não tem como deixar luz acesa. Nesses casos, livros digitais são uma mão na roda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmooo! Uma praticidade incrível!
      Não substituem o livro físico, né? Eles complementam! ^^

      ;**

      Excluir
  6. Adorei a resenha!
    Há dois anos comprei um e-reader, antes de sair o Kobo. Me arrependi hahaha. Não porque ele não seja bom, eu o acho ótimo (é branquinho, lê pdf, fácil de usar, apesar de não ser touch), mas porque logo depois saiu o Kobo, beem mais barato do que paguei no meu. Eu pretendo trocar assim que juntar dinheiro (porque não acho que vou conseguir vender o que tenho), por algum Kobo que tenha luz noturna (que acho super necessário pra ler na van voltando da faculdade! haha). O fato de ser touch, de ter estatísticas e de ser super lindo e mais barato do que o que eu comprei, me faz coçar a mão pra ter um logo hahaha. Enquanto isso eu mantenho os meus quase 300 pdfs de livros no meu lindinho que da pro gasto por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é o que importa, né? :P
      Vai lendo aí até dar pra comprar um e-reader que te agrade mais! ^^

      ;**

      Excluir
  7. Sou louca pra comprar um :c
    Por enquanto eu leio pelo celular mesmo (minha tela é pequena por que tenho teclado qwerty) mas não me incomoda, eu uso o Aldiko Book Reader. Ia amar ter um desses e pretendo juntar dinheiro pra comprar. Geralmente leio em ebook livros que eu não tenho interesse em ter o físico.
    Adorei a resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa! Também usava o Aldiko! Pra mim é o melhor leitor de Epub que tem! :D
      Li um livro pelo celular, não gostei muito da experiência, mas se fosse o jeito, leria outros. Acho que é questão de costume, né?

      ;**

      Excluir
  8. Muitas amigas minhas tem comprado o e-reader e a grande maioria tem adorado, mas eu sou velha mesmo, prefiro o papel na mão, a sensação de virar de página, o cheirinho de folha, quem sabe um dia eu não caia em tentação e compre um book digital rss
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiroooo! :D
      Acho que poucos preferem o e-reader! Eu uso pela praticidade e pela quantidade de livros online que encontramos disponíveis!

      ;**

      Excluir
  9. Que bacana sua resenha! Eu havia visto a da Marcela sobre o Kobo Glor (thedustyattic.net) e fiquei encantada, louquinha por um e-reader. Adoro essas coisinhas ``inuteis`` como os premios ganhos e as estatisticas de leitura, entao o achei mega fofinho. Comentei com uma tia sobre isso e acabou que ganhei no natal passado um dos classicos Kindle e simplesmente amei! Apesar do kobo realmente parecer mais fofinho (coisa que eu adoro) o Kindle tem que me satisfeito muito bem. Desde o Natal quando o ganhei ja li 7 livros haha Eu nao tenho apego material a livros fisicos entao foi muito tranquila essa minha mudanca pro livro digital. Fora que e' mais leve mesmo e bem pratico. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o Kindle não perde pro Kobo não! Como disse, o meu escolhi por causa do tamanho! Se não fosse isso, teria um Kindle numa boa! Meu namorado tem um. Já usei algumas vezes e acho super tranquilo! :)

      ;**

      Excluir
  10. Eu tinha vontade de adquirir um Ipad, mas é bom saber opiniões sobre outras opções antes tomar uma decisão definitiva. Sua resenha ficou muito boa. :) beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... o Ipad tem outras funções, né?
      O Kobo é só para ler! Se você quer apenas ler, recomendo um e-reader! Se quer outras utilidades, um tablet (ou Ipad) é a melhor opção! :)

      ;**

      Excluir
  11. Eu tenho um Kobo Glo e acho fantástico! Vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse post veio na hora certa pra mim! hehe. Estava muito em dúvida se comprava ou não, porque o apego ao papel é grande (mas espaço, que é bom, não tem mais!). Acho que agora vou perder o ~medinho e comprar (: Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Perca o medinho!! :D
      Vale muito a pena!

      ;**

      Excluir
  13. Eu tb acabei deixando o tablet de lado depois que comprei um smartphone. Há muito tempo eu estou na dúvida sobre comprar ou não um kobo, o problema é que eu ainda gosto de pegar um livro na mão, sentir o cheiro dele rsrs ...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostoooo Carol!! Gosto muito!
      Mas, um não foi feito para substituir o outro! Acho que eles se complementam! :)

      ;**

      Excluir
  14. Essa possibilidade de saber o significado as palavras na hora me encantou!
    Só por isso ele já ganhou um bocado de pontos comigo, hehehehe!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. sua resenha foi deliciosa de linda de vária gostosura!

    ResponderExcluir
  16. Salvei sua resenha no pocket e estava lendo hoje pra umas alunas, elas ficaram apaixonadas com seu jeitinho de escrever, os adjetivos fofos que vc usa, parabéns, vc é massa demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente! Que inusitado! Não esperava um comentário assim vindo de uma resenha do kobo! Haha :)
      Obrigada pelos elogios! De verdade! Fizeram meu dia! ^^

      ;**

      Excluir
  17. Uau, eu leio no tablet mesmo, mas agora fiquei tentada a ter um kobo. A questão da iluminação diferenciada e do dicionário fazem toda a diferença :D

    ResponderExcluir
  18. Estou esperando chegar do exterior um Kobo Aura (aura normal, não o HD) que paguei 100 dólares. Comprei o Kobo devido a ele ser mais versátil, aceitando diversos formatos de arquivo e tbm pela entranda para cartão de memória, mas, infelizmente, o Kobo aqui no Brasil tem limitaçõs muito graves!
    Um grande problema da Kobo aqui no Brasil é que não possui assistência técnica e muita gente reclama que a tela dele danifica super fácil (procure sobre isso no site Reclame Aqui). Então e o aparelho der problema depois de 3 meses (garantia obrigatória legal) então não tem assistência técnica para efetuar os reparos. Acabamos então ficando com um peso de papel absurdamente caro...
    Eu até pagaria mais caro para ter um Kobo co garantia de um ano e mais 3 ou 4 anos de garantia extentida, bmas isso ainda não existe por aqui... Já com o Kindle, isso é perfeitamente possível, comprando no Extra, por exemplo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Não sabia disso da assistência técnica! Espero não ter nenhum problema!
      Haaa... boas leituras com seu Kobo novo! Você vai adorar! :)

      ;**

      Excluir
    2. Infelizmente comigo aconteceu isso. Depois de sete meses de uso o aparelho simplesmente apagou. Entrei em contato com a empresa e eles dizem que não podem fazer nada. Não existe assistência técnica no Brasil. Bianca, você sabe a razão social desta empresa? Quero notifica-los no PROCON. Obrigado.

      Excluir
    3. Poxa vida, que situação chata.. :/
      Infelizmente, não sei como te ajudar, pois não conheço bem a empresa. Comprei na Livraria Cultura e não precisei contatá-los de novo sobre a compra. Você chegou a ver os termos na garantia?

      ;*

      Excluir
  19. Olá Bianca...
    Curti muito sua resenha. Leio muito no celular e no tablet e resolvi adquirir um e-reader e optei pelo Kindle por razão dele possuir 3G grátis. Na região que moro e trabalho nem sempre encontro WiFi, portanto o 3G me ajuda bastante. Moro em Porto Velho e viajo muito para cidades do interior e WiFi e em algumas cidades só existe nos hotéis. Antes de optar por ler livros digitais, sempre viajava com uma mochila com no minimo uns 10 livros e agora imagina a praticidade, no Kindle levo toda minha coleção digital que atualmente possui 245 livros. Devo ter comprado uns 20 no máximo, no site da Amazon. O restante baixei mesmo, como todo leitor de livro digital faz. A luz interna é uma maravilha: imagina que aqui em Rondonia ainda tem uns vilas próximas a florestas onde a energia funciona até as 23 horas, então o leitor digital ajuda muito. Estou encantado com o aparelho e quando o financeiro melhorar, pretendo comprar o Kobo.
    Parabéns pelo blog e fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilberto! :)
      Que bom que a resenha foi útil pra você! ^^

      Então... meu namorado usa um Kindle Paperwhite e acho que ele não perde pro Kobo não! Eu curto o Kobo pelo tamanho da tela, que é um pouco maior! O processador dele é melhor, mas já é equivalente ao Paperwhite 2 da Kindle!
      Também sou apaixonada por todas as vantagens do e-reader! Luz, peso, quantidade de livros que a gente carrega tudo junto! Hahaha :)
      É tanto livro que acho até difícil escolher o próximo! :P

      ;*

      Excluir
  20. Olá, Bianca, como vai? Parabéns pela resenha, adorei!!
    Você disse que seu kobo é branco, eu gostaria de saber se o material dele é fácil de limpar e se ele suja com facilidade?
    Outra coisa, amei sua capinha!! Onde comprou?
    Muito obrigada, beijos.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia!
      Então... eu sempre lavo as mãos antes de ler, tanto no kobo quanto nos livros impressos. Nunca tive problema pra limpar. Nada que um paninho umido não resolva! :)
      A capinha eu mesma fiz! Que bom que gostou! ^^

      ;**

      Excluir
    2. Obrigada, Bianca, pela sua atenção!! Que bom que é assim, eu perguntei porque vi comentários na internet de pessoas que tiveram seu kobo branco inteiramente manchados, mas acho que foi algo especifico com o tipo de capinha que usaram.
      Muito obrigada, beijos.

      Excluir
  21. adorei a sua resenha. eu acabei de comprar um igualzinho ao seu, aura hd marfim. Depois fiquei meio na dulvida se não deveria ter comprado o kindle 3g. mas pelo que vi da pra usar a internet quando não estiver em um lugar com wireless, vai ser lento mas ...não costumo acessar a internet assim fora de casa, e sempre tem o smart fone ne. der repente se precisar comprar um livro será que a internet suporta? bom tb da pra usar o smart fone kkkk.tb sempre fui uma amante de livros, fui muito reticente em deixar os livros e chegar ao e-reader, mas a questão do espaço foi fundamental na minha escolha, e a praticidade tb. posso levar a biblioteca na bolsa ne.acho que pra leitores vorazes como eu e uma grande resposta boa. livros mais baratos, portabilidade e estantes menos abarrotadas.

    ResponderExcluir
  22. Olá. Gostaria de saber se pode me esclarecer uma dúvida: o Kobo é capaz de traduzir um parágrafo inteiro ou apenas uma palavra por vez? Eu tinha um kindle que quebrou e estou considerando comprar o kobo aura, mas essa função é bastante importante pra mim. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olááá!

      Até pouco tempo atrás, não saberia te responder. Mas, acabei de olhar e não consegui tradução pra frases inteiras. Já vi algumas pessoas usarem alguns plugins para os Kobos touch e glo (não conheço para o aura HD, mas creio que também deva existir), mas nunca testei e não sei se são plugins autorizados pela marca ou não. Talvez valha a pena pesquisar. O Kobo é bem bonito e tem um menu muito bonito também, mas o Kindle tem algumas funcionalidades super legais, como por exemplo, te dar informação sobre o tempo que falta para terminar o capítulo ou um livro inteiro, baseado na sua velocidade de leitura média.

      É uma decisão difícil.. Até hoje não sei dizer qual é melhor e nem se há um melhor! Hahaha :)

      Espero ter ajudado!
      ;*

      Excluir
  23. RECLAMAÇÃO:

    Nunca gostei de escrever, mas abri uma exceção para contar o que esta acontecendo alem de alertar leitores como eu para que desse modo estes não cometam o mesmo erro. Sempre fui mais chegado a leitura e sou um tipico devorador de livros, lendo em media mais de 30 por ano. Por isso comprei como presente de 18 anos um leitor digital (ereader).

    Pesquisei um pouco na internet alem de ver, no youtube, algumas resenha pois queria possuir o que me proporcionar se a melhor experiência de leitura. Decide então no dia 08/09/2014 às 22h19 comprei no site da livraria cultura, o Kobo Aurea HD, que me custou exatamente R$ 659,00. Sendo este bem mais caro que o dos seus concorrente. Pela logica e pela minha pesquisa este era o melhor sendo esse o meu grande erro.

    Acreditei que a kobo era uma empresa seria, algo que de fato pareceu, pois apos mais ou menos 4 meses comecei a perceber um erro sistemático. O erro consistia em um pulo de paginas da 5 ia diretamente a 7 pulando a pagina 6, algo que me incomodou muito. Porem o fator que mais estressou foi que as letras apareciam meio que apagadas como se tivessem pouco nítidas, não para ser HD? Isso deveria ocorrer ? Depois de um tempo os contatei. Não foi logo em seguida porque tinha que tomar coragem de enfrentar toda aquela burocracia interminável, que nos fazem perder horas no telefone para poder resolver uma coisa simples, fazer o que ?

    Me trataram super bem e apos dias resolveram que recolheriam o aparelho na minha casa para verificar o problema. Passou uma semana e me comunicaram que iriam enviar um novo e assim o fizeram. Estava satisfeito pois o novo produto funcionava como deveria ate a pouco tempo voltando a ocorrer o mesmo problema. Só um fato mudou, agora acabou a garantia …. putz!!!! Pesquisei para entender se isso ocorria somente comigo algo que constatei conversando com leitores que era de toda linha. Não sei se é verdade mas juro que não voltarei a comprar nada da Kobo. Vê se pode ... vendendo um produto que apresenta problemas , ao meu ver isso não é ta correto.

    Info:
    Nome: Gabriel Plá
    N do pedido: 5846937
    Data da compra: 08/09/2014 às 22h19
    N da nota fiscal: 000.091.805

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, Gabriel. Pelo que pesquisei no Reclame aqui, a assistência da Kobo é péssima e parece que você deu sorte de ter recebido o segundo Kobo. Teve gente que simplesmente não teve resposta deles ou tiveram que desembolsar mais uma grana pra pagar outro kobo com desconto, que foi o máximo que eles ofereceram.

      Eu tive uma experiência maravilhosa com o meu! Minha prima tem um kobo glo e o dela estava com muuuuito problema. A gente não conseguia passar livros pra ele com nenhum programa. Mas, depois que teve atualização do sistema (dois meses depois da compra), ele passou a funcionar normalmente! Super estranho! o.o

      Excluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...