Coloridinhas

             

04 janeiro 2014

Retrospectiva Literária 2013

Todo início de ano, tenho como meta ler mais de 20 livros. Isso dá pouco mais de um por mês. Ler é uma das atividades de que mais gosto de fazer nas horas vagas. Tanto tanto que carrego um livro para todo lugar que vou! E sempre que estou sem um livro por perto, fico um pouco ansiosa. Não sou tanto de ficar jogando joguinhos no celular nem de escrever cartas inteiras pelo whats'app enquanto passa o tempo. Então, livros acabam sendo meus melhores amigos quando tenho que resolver coisas fora de casa!

Logo, mais de um livro por mês é uma meta que consigo bater com certa facilidade. Dois por mês, nem tanto. Afinal, faculdade, estágio, outros hobbies acabam tomando uma boa parte do meu tempo também, né! Porque ninguém vive só de leitura! :P
Acontece que no ano de 2013 consegui ler exatamente 24 livros! O equivalente a dois por mês! Alguns deles eram livros bem pequenos, confesso. Mas, não vou entrar em questões de números de páginas. Hahaha  Me deixa ser feliz com 2 por mês! :)

  • O Hobbit - Tolkien 
  • A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selsnik 
  • A Casa dos Macacos - Sara Gruen 
  • Mediação Familiar Transdisciplinar - Maria coleta Oliveira, Sandra Unbehaum, Susana Muszkat, Malvina Muszka 
  • 50 tons de cinza - E.L. James 
  • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - Washington Irving 
  • Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins 
  • Um doce aroma de morte - Guillermo Arriaga 
  • Os 13 porquês - Jay Asher 
  • O que é Magia? - João Ribeiro Junior 
  • Amor, casamento, família, divórcio... e depois, segundo as crianças - Rosane Mantilla de Souza 
  • A entrevista de ajuda - Alfred Benjamin 
  • Os Homens que não Amavam as Mulheres - Stieg Larson ★!!
  • O Castelo nos Pirineus - Jostein Gaarder 
  • A Mulher que escreveu a bíblia - Moacyr Sciliar 
  • Craft Activism - Joan Tapper 
  • A menina que brincava com fogo - Stieg Larsson !!!
  • Diamantes do sol - Nora Roberts 
  • A importância do ato de ler - Paulo Freire 
  • Feliz por nada - Martha Medeiros 
  • Grow your own handmade business - Keri Chapin 
  • Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley 
  • Cartas Apaixonadas de Frida Kahlo - Martha Zamora 
  • A Rainha do Castelo de Ar - Stieg Larsson ★!!!!!³²
Então, esses foram os livros lidos no ano de 2013, cada um com sua respectiva nota!

Melhores livros de 2013: Trilogia Millenium, sem sombra de dúvida. Dá uma dor no coração não colocar O Hobbit por aqui. São gêneros diferentes. É difícil comparar. Mas, a Trilogia ganhou meu coração. Aí não teve jeito.

Pior livro de 2013: 50 Tons de Cinza. Pois é. Tava na moda. Comecei sem saber do que se tratava e acabei lendo até o fim, com muito pesar. Foi o livro que mais demorei pra terminar e super não recomendo.
Outro livro que vale mencionar como decepção foi Anna e o Beijo Francês. Me desculpem, gente. Sei que muitos gostaram, mas não viajei por Paris, não me apaixonei pelo carinha, não derreti de amores, achei um livro bastante fraco e em alguns momentos, um pouco tedioso.

Melhor livro não literário: Vou escolher dois: A Entrevista de Ajuda, do Alfred Benjamin e Grow your own handmade business, da Kari Chapin. O primeiro é ótimo para quem trabalha ou estagia em algum lugar em que tenha que interagir com pessoas e que essa interação seja essencialmente baseada em obtenção e troca de informações. Na época em que li, estava estagiando no TJDFT, no Setor Psicossocial. Foi uma leitura muito importante!
O segundo, da Kari Chapin, foi meu segundo livro lido em inglês (eba!). Me apaixonei pela autora. Ela fala sobre empreendedorismo, nos incentiva a organizar nossas ideias de negócio e dá várias dicas sobre muitos assuntos relacionados, como gerenciamento de tempo e visualização do próprio empreendimento e da vida que queremos levar... enfim! Genial para quem pretende ir por esse caminho e ainda está no início da caminhada.

Autor descoberta: Moacyr Scliar! Ele é extremamente divertido e irônico. Quero ler outros livros dele. Estou pensando em começar com Max e os Felinos, para depois comparar com Aventuras de Pi. :)
Não escolhi Stieg Larsson porque estaria me repetindo demais. Mas, não pude resistir e resolvi registrar aqui!

Senti falta: De ler mais autores latino americanos e especificamente brasileiros. Gostaria de ter lido mais livros relacionados ao meu curso também.

Em 2014... pretendo corrigir o desequilíbrio entre os livros de literatura e os que me ajudam na graduação, que não necessariamente foram escritos por Psicólogos e nem são livros técnicos de Psicologia. Quero começar a pensar em um tema de mestrado e para isso, quero estudar muuuuito para ter conhecimento de causa quando for partir para a prática mesmo. Nesse ano também pretendo ler mais livros que estão na minha estante e não inventar de querer milhões de outros.

Desafio do ano: Não comprar nenhum livro literário*!! Nenhuminho! Posso ganhar de presente, mas não quero comprar mais. Minha estante já tem muitos bons. Não preciso de mais. Não quero ser aloka dos livros nunca lidos na estante. Será que consigo héin?
*só lembrar que às vezes preciso comprar livros para estudo. Desses, não abro mão.

É isso! Que venha em 2014 as mais lindas páginas dos mais incríveis livros para todos nós! :)

Já comecei o ano lendo Formação de Psicólogos e Relações de Poder - a miséria da Psicologia. E você? Qual a leitura do momento?

42 comentários:

  1. Parabens mesmo pelos tantos livros, pois consegui ler apenas 10 esse ano ;x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não parar nunca, né? Cada um lê o que pode, de acordo com a rotina! ^^

      ;*

      Excluir
  2. Desses aí eu só li 50 Tons de Cinza, mas também não gostei. Li porque disseram que tava gerando tanta polêmica, que tinha sido proibido em não sei quantos países... Quando fui ler não achei nada demais. Sem contar que a personagem principal é uma chata.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não consegui passar das primeiras páginas do 50. Achei chato.

      Excluir
  3. Em 2013 eu também li Hugo Cabret e Anna e o beijo francês. E foi também uma trilogia a minha preferida do ano, mas foi Jogos Vorazes. Ainda não li Millenium, mas tô achando que não vou conseguir escapar por muito tempo. É muita gente que elogia pra eu não saber do que se trata! Muito legal tua retrospectiva. Eu consegui ler 33 livros no ano, alguns bem curtos também, mas não importa. A minha meta não é aumentar o número de livros lidos, mas continuar lendo um atrás do outro, como tenho conseguido fazer nos últimos anos.

    Um bom 2014 de leituras pra você, Bianca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa! Que coincidência!! Tô lendo Jogos Vorazes agora! Na parte em que a bixinha já tá lá nos jogos sofrendo horrores! Geeente, que agonia, né?
      A escrita não é assim tão incrível, mas a história é muuuito boa! :)

      É uma boa meta a sua! Eu sempre faço isso de ler um atrás do outro! E isso já é bom o suficiente! Mas, o número ainda é um incentivo para que eu não enrole muito na leitura de algum livro! :P

      Bom 2014 de leituras pra nós duas então!! :D
      ;**

      Excluir
  4. Bibi, feliz 2014! =}

    "A invenção de Hugo Cabret" foi a melhor e mais descontraída leitura de 2012 (graças à você né). "50 tons de cinza" tem suas partes nojentas e assustadoras (no sentido de "é serio que isso existe"), mas o cara tem seus "tocs" e uma mente perturbada. "Trilogia Millenium", tô pra comprar de tanto que vejo e esculto o povo falando, não só dos livros, mas dos filmes também. Eu, ano passado, li muito pouco por falta de organização, em primeiro lugar, e devido algumas disciplinas da faculdade que tinha que ler muito. Mas vou tentar mudar isso. Lembro-me de quando tava no 2º ano do ensino médio que consegui ler uns 50 livros! ^^

    Esse ano já comecei a voltar pra leitura de "A Guerra dos Tronos" e antes das férias acabarem quero terminar um de mitologia que comecei ano passado e ainda tô na metade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucaaaas! Feliz 2014 tambéééééém! :D

      Achei 50 tons muito mal escrito e as cenas de sexo não me perturbaram nem assustaram e nem achei nojentas. O maior problema foi lidar com a aceitação da guria lá a todo tipo de violência do cara. E as pessoas lendo e falando que era super lindo e que queriam um Sr. Gray pra elas também! Aí foi o cúmulo! Percebi que tem coisa muito errada na nossa cultura! Não que já não soubesse, mas foi um atestado disso, sabe?

      Um dia ainda crio coragem e leio Guerra dos Tronos e todos os outros livros da série! Mas, acho que não será esse ano! :P

      ;**

      Excluir
  5. Eu posso começar as férias com os livros que vc me deu!! :D Sonhei que a gente foi pro Egito, vc pilha?? Hahaha

    ResponderExcluir
  6. Heey linda, Saudades daqui...
    Eu comecei o ano lendo O Teorema Katherine e apostilas de concurso publico que terá aqui na minha cidade... ahauahehuaehuhauehauhea

    Você pode seguir meu blog ??? :D

    Esse ano você se forma ??? eu estou indo para o 4º ano ainda de Psicologia... hehehe

    Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa! E eu comecei lendo "Quem é você, Alasca?". Li rapidinho, na praia! ^^
      Concurso nãããããoooo! Hahaha
      Já já chega minha hora! Será? :P

      Me formo no final de 2014 ou meio de 2015! Quero pegar tripla habilitação e ficarei 1 ano a mais. Completo 5 anos de curso no meio desse ano! :)

      ;**

      Excluir
  7. O seu gosto literario é bem diferente dos que vejo por ai, prevejo boas indicações aqui haha
    h, e quero muuuito ler o O Hobbit!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Tomara que você encontre livros de que goste por aqui! :)
      Acho que nem tenho um gosto literário bem definido, já que leio de quase tudo um pouco! :P
      Gosto de variar e não costumo ler livros apenas porque todos estão lendo, então acaba que não leio os livros mais falados por aí..

      Leeeeia O Hobbit! É muito divertido! Foi escrito para crianças, lembre-se disso! o/

      Excluir
  8. 50 TONS DE CINZA? BIANCA!!! E não sabia do que se tratava? Aish! Minina... Esse ano não consegui ler MUITOS livros, por causa da escola e tal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahuaihoaiuhoaiuhaoiuaio
      Juro pra você! Ele ainda não estava mega famoso! Eu vi na livraria e minha prima disse assim: "uma amiga minha tá lendo e tá adorando!". Aí eu fui ler! E depois da primeira cena de sexo, perguntei pra minha prima: "você sabe do que é esse livro?" E ela: "é algo erótico, né? algo assim, eu acho!". Hahahaha

      E essa é a história toda! Juro que é verdade! Hhauihaio

      Eu também termino lendo menos por conta da faculdade! Ou lendo mais, né! Depende do ponto de vista! Porque o tanto de textos e capítulos de livros que leio por semestre.. vixe! Hahaha

      ;*

      Excluir
  9. Legal que você leu bastante no ano passado. Boa sorte pras suas leituras desse ano c:

    Joy, Acridoce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joy! Boas leituras pra você também!! ^^

      ;**

      Excluir
  10. Que legal!! inveja pink kkkk, quase nao leio... correria , falta de tempo mesmo! Passa la, se gostar e quiser seguir nos deixa saber que seguimos de volta. Sucessos. Bjus

    ResponderExcluir
  11. Você leu a trilogia Millenium! Tenho a trilogia aqui em casa e até comecei a ler uma vez, mas tive que parar para estudar para provas e etc. Sei que é muito boa a série e estou louca para ler. Gostei da sua lista :)
    Beijos http://stardustbones.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Leu bastante, Bianca! Mais que eu, com certeza. Em 2013 li bem pouquinho, mas pretendo consertar isso e esse ano. Ganhei vários livros de presente no final do ano, incluindo os 5 volumes das Crônicas de Gelo e Fogo e acabei de encomendar um leitor de ebook, então a chapa vai esquentar! kkk Vi o seu Kobo no instagram e fiquei me perguntando se você já postou sobre o assunto aqui no blog ou não, não lembro de ter visto. Se não, adoraria ler sua opinião e recomendações sobre o uso do aparelho e sobre ebooks. bjbj

    ResponderExcluir
  13. Quantos livros! Também li bastante ano passado e sempre ando com um livro na bolsa (ele me salva de um possível tédio). Eu resolvi não comprar nenhum livro até ler todos da minha estante.
    Por enquanto estou lendo "A Gaiola" de Marcia Willet, não é um livro que merece cinco estrelas, mas tem um enredo interessante.

    Que 2014 seja repleto de leituras valiosas!

    ResponderExcluir
  14. Biia, que legal! Estou há bastante tempo para ler a trilogia do Stieg Larsson, mas com a quantidade de livros (e sagas!) para ler, só ganhando de presente mesmo. Não lembro se sabia de Hugo Cabret ser um livro, mas se for tão bom quanto o filme (e deve ser claro), está valendo. Li O Castelo dos Pirineus e me decepcionei, porque era pouco romance e muita conversa filosófica VINDO DO NADA =( Conheci o Moacyr Scliar e aqui no Sul ele sempre publicava as crônicas no caderno dominical, era bastante fã do trabalho dele. Boa sorte com suas metas para 2014 :3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  15. Amei! Fiquei curiosa com o grown your own handmade business.. Adoro livros assim.. Eehhe
    Sabe, esse ano nao tava com nada.. Foi o primeiro ano desde q me conheco por gente q nao li 1 livro completo!! Desespero!! Mas foi muita mudanca na vida: canada e filho.. Ai tenho uma desculpa, ne?
    Mas sabe o que marido me deu de natal?! Um kindle!! Quase morri! Ja to louca aqui cheia dos pdfs e ebooks ( e acostumar a desapegar do livro fisico,, )
    Enfim... Muita leitura pra ti em 2014!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns mesmo! bem que eu queria ter uma leitura tão contínua assim. tô com uma meta pra esse ano de ler no mínimo 1 por mês, afinal eu compro mais livros do que leio e desejo muito parar com essa mania.
    Te invejo! hahahah x)

    ResponderExcluir
  17. Sua postagem me fez refletir o quão pouco li ano passado. Espero que em 2014 possa retornar aos meus hábitos de leitura e contabilizar quantos foram. Parabéns pelos 24 lidos!

    ResponderExcluir
  18. A trilogia da Millenium é fantástica! Esqueci de respirar em algumas várias partes dos livros. Você viu que vai ter continuação? Li O Hobbit e Admirável Mundo Novo em 2013. Amei o primeiro e detestei o segundo. Btw, cheguei no teu blog pelo da Mel e me apaixonei pela url logo de cara <3 E ah, se quiser pedir algum livro de presente pra alguém de algum escritor, peça As Cidades Invisíveis do Italo Calvino. É apaixonante.
    Beijos,
    Viick

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo fala bem de Anna e o beijo francês. Bom ver uma outra opinião, já que eu ainda não li. Diminui a expectativa.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  20. Bianca, sofro do mesmo mal, não consigo ficar sem ler. Levo meus livros pra todos os lugares e, desde que ganhei um Kindle descobri que estou lendo bem mais. O kindle é leve e você nem sente que esta na bolsa e bateu um tempo livre saco o kindle e leio. Delícia.
    Adoro ver listas de livros, sempre vemos alguma coisa que interesse. Minha mãe comprou Anna e o Beijo francês e não gostou muito acabei desanimando. Vou colocar na lista de leituras.
    Li as Aventuras de Pi e não gostei muito. O começo é bem legal mas no meio o livro fica um pouco arrastado.
    Boas leituras em 2014.

    ResponderExcluir
  21. Tão feliz te ver lendo a trilogia Millennium! Toda vez que você falava aqui eu ficava super empolgada porque é bom demais, né? Vi que temos um gosto parecido porque eu to lendo um meio que parecido com 50 tons de cinza e er.. tá difícil e eu fico é com vergonha de como certas coisas são escritas. Não inibida, mas não deveria ser chocante, só acabo achando tosco demais, HAHAHAH.

    Ansiosa pra ver sua leitura desse ano e te recomendo fazer posts mensais do livro que você leu. Seria super legal. :)

    Pale September

    ResponderExcluir
  22. Nossa, queria ter essa disposição pra ler 24 livros!! Eu amo ler, mas leio mais ou menos 15 livros por ano hehe.

    Dessa lista eu aamo A invenção de Hugo Cabret e quero muuito ler Os 13 Porquês!!

    Abraços e até mais!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Bibi, hoje quando conversamos no aeroporto sobre leitura e falaste da tua paixão pelos livros, acabei recordando de um tempo em que eu pegava um ônibus para ir à praça do outro lado da cidade apenas para sentar e ler...Amei escutar falares sobre a tua saudável obsessão em sempre ter um livro na bolsa, confesso que até senti um pouco de inveja, daí pensei só comigo no "balão" : - Acho que "adultecer" não me fez bem, rsrsrsrs. Que bom que 2014 está só começando e nunca é tarde para começar algo novo, tampouco, para retomar velhos costumes. Sendo assim, vou usar o espaço do teu blog para assumir o compromisso de ler neste ano pelo menos 10 livros não jurídicos, pois estes leio o tempo inteiro. Amei ter a tua companhia, ainda que breve. Um beijo imenso.

    ResponderExcluir
  25. Saudades de seu blog!
    Bem, eu li bastante livros em 2013 só que não faço ideia de quantos. E só de ver esse seu post já anotei o primeiro que eu já li esse ano. Tudo bem que comecei dia 30 de dezembro (ainda em 2013), mas acabei de 03 de janeiro. É pequeno, inspirado em um filme, porém muito bom! "A Branca de Neve e o Caçador".
    É muito tocante, eu gostei pra valer. É o meu segundo livro preferido!

    Eu tinha um preconceito terrível com livros assim, soltos, que não são Best Seller ou Sagas. Mas agora decidi que vou ler todo tipo de livro, hehe
    Eu comecei com "A Branca de Neve e o Caçador" e não me arrependo de ter lido. É muito intrigante e bom!
    Continuarei com as bests seller e as sagas, mas agora quero outros livros na minha estante.

    Beijos
    ignorantesedoces.blogspot.com.br

    (Ah, estou lendo "Um Dia" e não estou gostando tanto assim)

    ResponderExcluir
  26. Moacyr Scliar é amor verdadeiro, amor eterno! ♥
    Quando eu terminei de ler A mulher q escreveu a Biblia, eu demorei um tempao pra engrenar em outro livro pq eu achava q nenhum livro era tao legal =/

    Recomendo com amor "O Centauro no Jardim"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa! Muito obrigada pela dica! Vou lê-lo sim! Com certeza! Já anotei aqui! ^^

      Excluir
  27. Da sua lista, reli O Hobbit para poder assisti-lo no cinema e li Admirável mundo novo. Amo os dois. 50 tons de cinza só pelas resenhas que li em alguns blogs que acompanho me convenceu de perder meu tempo com ele.

    Infelizmente esqueci de fazer minha lista de livros lidos em 2013 =( Mas para 2014 ela já está prontinha, só esperando os livros! E comecei meu ano com um livro que adoro: A via crucis do corpo, da minha autora favorita Clarice L. Por falar nela, convido você para conhecer e quem sabe [?!] participar do clube de leitura do blog. Deixarei o link para que você possa visitar:
    http://lendoclaricelispector.blogspot.com.br/

    A cada post seu, adoro mais voltar aqui no seu espaço, parabéns!
    Abraço, M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops... quis dizer que não perdi meu tempo lendo 50 tons de cinza...

      Excluir
    2. Haaa! Fez muito bem em não ler! Não vale nem um chiclete mastigado! Tem gente que lê pelas cenas de sexo! Mas até elas são ruins!

      Poxa vidaaa... estou participando de um clube do livro esse ano e acho que fica pesado participar de dois! Mas, muito obrigada pelo convite! Também adoro a Clarice! Ela é incrível, né? :)

      ;**

      Excluir
  28. Tb não gostei dos 50 tons de cinza... mas porque achei o Grey bonzinho demais!! Ele tinha que socar a menina até o último livro pra depois ficar bonzinho, hahaha. Cara mané, dá zero pra ele.

    As Aventuras de Pi é ótimo, melhor que o filme, quando puder, leia!! Estou lendo agora o Belas Maldições, do Neil Gaiman e estou adorando, é bem engraçado!

    Vou procurar a trilogia Millenium, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  29. Que delicia esse tipo de retrospectiva !

    ResponderExcluir
  30. Simplesmente amei tua retrospectiva, a forma como ela foi elaborada ficou demais, parabéns! Sou fã de carteirinha do Moacyr e super recomendo O Centauro no Jardim e Imaginário Cotidiano, esse último é composto por textos ficcionais que ele escrevia quando era colunista do jornal Folha de S.Paulo e são histórias baseadas em notícias do próprio jornal, é sensacional. E tu podes ler devagar, pois cada folha é uma história.
    Que pena que não gostou de Anna e o Beijo Francês, adoro a história, apesar de achar a escrita um pouco fraca, assim como a tradução. Boa sorte com as leituras desse ano !!! :)

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...