Coloridinhas

             

13 dezembro 2013

[Receita] Panetone e Chocotone de verdade!

Passei uma vida achando panetones meio mais ou menos, mas algo mudou no meu paladar há uns poucos anos e desde então, todo ano espero ansiosamente por essa maravilha no mês do natal!

Minha preferência são os chocotones, claro! E sempre pensei que fosse impossível reproduzir uma receita assim em casa que fosse fiel aos chocotones industrializados. Achei que precisaria de essência de panetone ou daquelas massas prontas. E vamos combinar que massas prontas não têm a menor graça!

Eu faço questão de fazer parte de todo o processo de cozinhar, quando resolvo pisar na cozinha.

E preciso fazer uma confissão: essa receita me surpreendeu muito! Achei que faria um pão simples com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate. Mas, fiz panetone e chocotone de verdade! Ficaram com gostinho mesmo e nem precisei de essência própria e nem de massa pronta! É bem fácil, mas exige paciência pra esperar os tempos de crescimento da massa.
A receita que usei foi a desse livro aqui.
Ingredientes:



  • 1 xícara de leite amornado no microondas ou panela
  • 2 col. chá de fermento biológico seco
  • 1/4 xícara de açúcar
  • 3 + 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 col. chá de sal
  • 5 col. sopa de manteiga sem sal derretida
  • 2 ovos grandes, levemente batidos
  • 1 col. chá de essência de baunilha
  • 1 xícara de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate
  • Raspinhas de uma laranja

  • Para fazer essa maravilha, comece misturando em uma vasilha o fermento e o leite morno. Reserve. Em uma outra vasilha grande, adicione a farinha, o açúcar e o sal.

    Quando o fermento com leite estiver cheio de bolhinhas (5 minutos), adicione os ovos levemente batidos, a manteiga derretida e a essência de baunilha. Misture bem. Depois, junte os ingredientes líquidos aos ingredientes secos. Mexa bem. Uma massa um pouco grudenta será formada.

    Em uma bancada levemente enfarinhada, mexa bem a massa. Você deve apertar e apertar (sovar) por aproximadamente 10 minutos, ou até a massa ficar bem elástica. Se ainda estiver muito grudenta, coloque um pouco mais de farinha. Mas, cuidado para não exagerar!
    Junte as raspinhas de laranja e frutas cristalizadas ou gotinhas de chocolate! Mexa bem até todos os pedacinhos ficarem bem distribuídos pela massa.
    Depois, deixe a masa em uma vasilha untada com um pouco de óleo. Ela deve descansar por duas horas, até dobrar em volume.

    Depois disso, em uma bancada enfarinhada, sove mais um pouquinho a massa. Bem pouco. Assim, as bolhinhas serão melhor distribuídas quando a massa crescer novamente. Faça uma bola e coloque em uma forma especial para panetone, ou em forma de pão untada e enfarinhada. Deixe a massa descansar por mais duas horas, até dobrar em volume novamente. É importante esperar as duas horas inteiras. Paciência!

    Leve ao forno pré aquecido a 190ºC por aproximadamente 40-45 minutos. A massa fica corada muito rapidamente. Assim que adquirir a cor de casca desejada, cubra com papel alumínio e devolva ao forno para terminar de assar.
    Espere esfriar completamente antes de desenformar!

    Depois, desenforme e aproveite essa maravilha dos deuses! Depois volte para contar o que achou e para compartilhar a surpresa de ter ficado com gostinho de panetone de verdade.

    Panetones feitos por você são ótimos presentes de natal. Além de serem bastante econômicos também. Vale a pena comprar várias daquelas formas de papel próprias para panetone e fazer vários pequenininhos para distribuir entre os amigos. A minha receita rendeu um panetone médio e um chocotone do tamanho de um pacote de pão de forma pequeno.

    E aí? Quem vai fazer em casa??

    31 comentários:

    1. Nham... Chocotone :9
      Infelizmente, compro industrializado mesmo (porém com mais detalhes, recheio...) :(
      Amei a aparência, o gosto deve ser... PERFEITO

      Beijinhos
      http://ignorantesedoces.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Que delicia! E ficou tão lindo que na primeira foto eu pensei que você tinha comprado! hahhaa
      Adoro panetone, de todos os sabores, apesar de preferir os de frutas cristalizadas! Se eu soubesse cozinhar com certeza aproveitaria a receita, maaas,como não sei, vou pedir a minha mãe xD
      Meu Filme virou Livro

      ResponderExcluir
    3. Eu não curto muito panetone também não, mas chocotone sou viciada! Se deixar, como tudo de uma vez só. #magalifeelings esse seu ta com uma cara ótima! Deu fome! :)

      ResponderExcluir
    4. Ok, até eu que odeio panetone ia gostar de provar esse. Aqui em casa, quem mais gostava de panetone era meu pai, então se eu fizer, com certeza vamos perder. :( Sabe que depois que vc veio aqui em casa, fiz aquela mesma receita de pão outras duas vezes. Na primeira, matei o fermento e o pão virou um peso de porta fedorento. Na segunda, exagerei na farinha, que deixou o pão seco e pesado, mas comível. Da próxima vez, vou acrescentar um ovo a mais e ver no que dá. ;) Quando vamos nos ver de novo antes de vc viajar? Tenho feltros novos coloridos, que pedi de amigo oculto no trabalho! Quero mais toys!! <3

      ResponderExcluir
    5. Jura que dá certo? Cheguei aqui pela foto no Gourmetlovers porque (confesso!) não acreditei que era uma receita caseira desde o comecinho...
      Eu quase arrisquei fazer panetone este ano, mas achei que o resultado ia ficar muito abaixo do esperado e acabei escolhendo uma receita de bolo natalino. Mas já vou guardar a sua receita e com certeza tentarei. :)

      ResponderExcluir
    6. Acho meio triste que só vendam panetone nessa época, eu gosto, principalmente dos chocotones, quem sabe não me arrisco na cozinha.

      Joy, Acridoce

      ResponderExcluir
    7. Não curto panetone, acho que tem um gosto de essência! Acho que no chocotone, eu ia ficar catando gotinhas de chocolate haha
      malumaluquete.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. Olá, você não colocou a quantidade e o tipo do fermento na receita.
      Bjs

      ResponderExcluir
    9. Olá, você não colocou a quantidade e o tipo do fermento na receita.
      Bjs

      ResponderExcluir
    10. A receita parece ótima mesmo. Não sei se sou eu q estou viajante..rs...mas qual o fermento q vc usa (o biológico seco ou fresco?) e quantidade tb? (pq não achei...rs)

      ResponderExcluir
    11. Bianca, Chocotone é uma paixão minha, quando minha mãe resolve comprar em casa, ela precisa esconder, pois como uma fatia atrás da outra :9 E consequentemente eu sempre quis conseguir fazer, pra não ter esse problema de pagar caro e não poder comer bastante. Uma vez, minha vó se arriscou em uma receita, mas não ficou bom, coitada. E eu não posso deixar de tentar essa receita.
      Vou tentar me programar pra fazer essa receita antes do Natal, e se der certo, já faço mais! rs

      Obrigado pela receita, beijão :*

      ResponderExcluir
    12. Quando que você vai abrir o seu restaurante pra gente comer essas delícias? Hahaha. Nossa, deve ficar muito gosto esse panetone de chocolate fresquinho, to aqui tentando imaginar o gosto.

      Blog Cerejas no Topo

      ResponderExcluir
    13. eu vou fazer COM CERTEZA!

      depois conto como foi ^^

      ResponderExcluir
    14. Aff tinha visto no instagram e babado com a foto! Concordo, massas prontas perdem um pouco da graça mesmo. Eu não gosto muito das frutas no panetone, então sempre escolho chocotone <3

      ResponderExcluir
    15. Nossa, parece super macio!!! Mas gosto mais de Chocotone hehehehe!!
      Quero fazer! Espero que dê tudo certo!!!!

      ResponderExcluir
    16. muito chocada! mas mais porque você tinha uma forma redonda funda em casa. oi?

      que bom saber que deu certo! aqui em casa ganhamos TANTOS panetones e chocotones e leite-moça-tones que nem vai rolar de fazer nesse natal. mas poxa, vai que me da vontade de comer em abril, né?

      beijos!

      ResponderExcluir
    17. Adoro chocottone! Mas só da Bauducco, com aquela massa super fofa e macia. Esse fica mais um pão ou vira chocottone mesmo?
      sanduichedeassunto|blogspot

      ResponderExcluir
    18. Já repassei a receita para o namorado. Acho que vamos tentar fazê-lo! *-* haha
      Beijo

      ResponderExcluir
    19. OK, estou morrendo de vontade de fazer agora, pra ver se o gostinho é igual mesmo... Mas tá faltando a quantidade de fermento na receita (ele não aparece na lista, só na descrição, aí não tem a medida). Estou no aguardo pra poder fazer a receita! Obrigada, Luiza.

      ResponderExcluir
    20. Bruninha amei aqui! Enchi meus olhos, quando fui até a categoria 'Receitas' e vi tanta delicia junta! Já está nos meus favoritos!

      ResponderExcluir
    21. quanto de fermento? 1 envelope de biológico?
      febueno01@gmail.com

      ResponderExcluir
    22. Parece ótimo! Eu até como esses industrializados, mas sempre acho que as coisas caseiras são mais gostosas!
      E ei, qual a medida e qual o fermento? Faltou ele nos ingredientes.

      ResponderExcluir
    23. Parece muito boa a receita mas não achei na lista de ingredientes a quantidade de fermento e o tipo que vai.

      ResponderExcluir
    24. Eu fiz coloquei em formas de panetone , ficou perfeito .

      SILVIA

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que felicidadeeee saber que deu certo, Silvia! :D

        Excluir
    25. olá pode passar a qtd de fermento? obrigada ! magda adam.

      ResponderExcluir
    26. Olá, depois que eu colocar o papel aluminio quanto tempo mais ele fica no forno? Não dá pra fazer o teste do palito eu imagino, rs,rs,rs obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Então.. como disse na receita, ele fica de 40 a 45 minutos no forno. Você só usa o papel alumínio se a casca estiver ficando escura demais. Mas, o tempo pra assar é o mesmo! Se colocou o papel alumínio quando ele estava no forno há 20 minutos, então vai faltar aproximadamente 20-25 minutos até terminar! :D

        ;**

        Excluir
    27. Muito bom o blog, estão de parabéns. Que ótimo conteudo!!

      ResponderExcluir
    28. Bianca, eu fiz ontem e nem acreditei quando realmente ficou com gosto de panetone. E fica super fofinho!!!!
      Fiz vários mini chocotones para presentear.
      Obrigada por compartilhar a receita.
      Bjos, e que seu ano novo seja doce e alegre!!!!

      ResponderExcluir

    Hey!
    Obrigada pelo comentário!

    Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...