Coloridinhas

             

09 abril 2013

[Literatura] Um doce aroma de morte - Guillermo Arriaga

Recentemente, terminei de ler Um doce aroma de morte do Guillermo Arriaga. É um livro emprestado há muito tempo pela minha avó já já devolvo, prometo!. Talvez, muitos não conheçam o autor pelo nome. Trata-se do roteirista de três filmes fantásticos, que ganharam premiações: Babel, 21 gramas e Amores Perros, sendo que Babel ganhou Oscar de melhor roteiro original. Vale a pena procurar por esses também.

Estou cada vez mais apaixonada pelos escritores latinos. O Guillermo é Mexicano, o que me faz achar super incrível a leitura, depois de ter conhecido o seu país de origem. :)
A história desse livro é muito louca!
Ramón é o personagem principal, dono de um mercadinho/barzinho. Um belo dia, descobre o cadáver de uma moça, Adela. Logo vão chegando mais e mais pessoas, que acabam pensando que a moça era namorada de Ramón.

Como se trata de uma cidade pequena, logo a notícia de que a namorada do Ramón fora assassinada se espalhou. E é claro que Ramón não pode deixar barato. Deve cuidar para que sua honra seja mantida. Promete então vingar a morte de Adela.
Assim, o autor vai narrando os acontecimentos na cidade, introduzindo alguns personagens.. mas o mais interessante é perceber como Ramón vai concebendo essa ideia de ter sua namorada assassinada. A relação entre os dois antes do ocorrido era praticamente inexistente. E depois da morte de Adela, passa a tomar uma forma diferente, profunda e até meio estranha. Acho que no fundo, Ramón queria se convencer de que tinha realmente algo a ser vingado... e as coisas na sua cabeça vão assumindo novos significados.

É um livro bastante divertido. A todo momento fiquei imaginando um filme brasileiro. Não consegui imaginar personagens mexicanos bigodudos. Só pensava nos cangaceiros e em personagens parecidos com os que fazem o filme O auto da compadecida. Seria genial!

O livro é curto, de leitura fácil e agradável. Recomendo!
Ah! E não espere que o final seja incrivelmente esclarecedor. Apenas aproveite a viagem sem cobrar demais... dica preciosa pra quem pretende ler!

Vocês já leram livros de autores latinos? Indicam algum? :)

26 comentários:

  1. Não conhecia esse livro. Parece bem interessante :)

    beijos.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  2. Estava mesmo procurando um livro bom para ler nas férias, uma boa dica.. Gostei da história.
    Bem, fiquei um tempo fora do blogger e estou pedindo ajuda as blogueiras que eu sigo para me dar sugestões, inspirações... enfim.
    Comenta lá? Ficarei muito grata.

    http://oucacoloridovejaalto.blogspot.com.br/2013/04/im-back.html

    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas parece muito bom.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu não conheço muito de literatura latina, mas vou tentar lê-lo. Afinal, quem gosta de ler, tem que ler de tudo, né, rs? Inclusive, tô até em falta com livros, por conta da faculdade, quase não tenho tempo de ler (faz duas semanas que tento terminar Dexter), mas vou tentar arrumar um tempinho.
    Adorei você ter comentado lá no blog, será sempre bem vinda lá!
    beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bi,
    Parece bem legal, essa história.
    Aaaaamo a Isabel Allende.
    já li vários dela e nunca me decepcionei.
    Beijocas,
    Momoin.

    ResponderExcluir
  6. eu li "O esquadrão Guilhotina" dele há um tempo atrás. Achei bem bom! =)

    ResponderExcluir
  7. é tão bom quanto "Como água para chocolate"? Li por recomendação sua e hoje é um dos meus livros favoritos

    ResponderExcluir
  8. A história parece ser muito legal, Bibi e sendo curtinho a motivação para ler é ainda maior. ^^

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia esse livro, mas só pela sua resenha me deu vontade de ler (:
    Foi pra wishlist hehe
    Beijos.
    http://pandainvertido.com

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar desse escritor, mas é super interessante você divulgar trabalhos assim, diferentes! Parabéns. O blog é lindo, não conhecia.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ser interessante, tem um enredo diferente, vou colocar na listinha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Haha, já começo a imaginar como seria o final dele e a cena toda com brasileiros. Com toda certeza deve ser um ótimo livro! Eu acredito mesmo nisso!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece bem interessante!
    Curto bastante livros de suspense,são tão instigantes,não é mesmo? :)
    Amo seu blog!!!



    Curte contos de fadas?
    Flights and Dreams
    www.flightsanddreams.com

    ResponderExcluir
  14. Amores Perros é um dos meus filmes preferidos de todos os tempos, adoro como as histórias se entrelaçam e o lindo do Gael Gárcia Bernal sendo lindo para variar. Acho que vou amar esse livro, literatura latina é sempre incrível.

    ResponderExcluir
  15. aiii fiquei tao feliz de ver um comentário seu la no blog! o trabalho da luyse é o maximo mesmo nao é? fico sempre dando uma olhada pra poder me inspirar um bocadinho.. faz sempre bem pro nosso dia a dia..

    E esse autor ainda nao conhecia! engraçado q pra hj tinha um post sobre livros tb só q nao sei onde coloquei as fotos do livro.. e como o tempo tá meio corrido tive colocar o post do plano b em pratica hahahaha

    beeeijos e volta sempre lá!

    ResponderExcluir
  16. Já tinha ouvido falar do Guillermo pelo filme 21 gramas que eu adoro! Não conhecia esse livro. Achei a história ótima, fiquei com vontade de ler! :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li, parece ser ótimo! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  18. Curiosamente estou ouvindo Gustavo Santaolalla, ele que fez a trilha sonora do filme Babel.
    O liro me pareceu bem sugestivo.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha visto, um dia quem sabe vou ler este (:

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse autor nem esse livro, mas vou tentar ler um dia desses. Eu anoto a maioria dos livros que você indica, quando eu crescer e for rica vou comprar todos! Tá, brincadeira, mas já estou atrás deles!
    E o vídeo... Ai eu estou com vergonha XD Mas vou fazer sim, só espera eu aprender vibratto para poder tocar mais bonito!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Achei a história super legal e diferente, Bee! Recentemente também tenho me interessado por escritores latinos. Essa semana o Mario Vargas Llosa vai dar uma palestra na minha faculdade e estou doida pra ler algo dele! Estou muito ansiosa para conhecê-lo! Às vezes a gente fica tão ligado no eixo EUA-EUROPA que esquece que tem muita coisa boa por aqui também, né?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  22. Dudaaa... não é melhor que "Como Água para Chocolate"! Poxa vidaaa... mas aí você comparou com um bom demais! Hahahaha :)

    Mas ó.. lê "Travessuras da Menina Má" e "O Tempo entre Costuras" que você não vai se arrepender!
    Esse do Guillermo Arriaga vale a pena ler! Vale bastante! Mas, não entrou para os meus favoritos, entende? ^^

    ;**

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros assim, e suas indicações são ótimas, vou procurar esse.

    http://h-ardcore-girl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Nossa, adorei. Coloquei na listinha imensa de livros que eu tenho pra ler. :)
    Ultimamente tenho lido literatura brasileira, mas latino só mesmo o Gabriel Garcia. Engraçado como as histórias latinas são mais realistas e bem diferente da grande maioria das escritas em inglês, não acha? É outro mundo completamente diferente!

    Pale September

    ResponderExcluir
  25. A história parece ser muito muito interessante! Fiquei com muita vontade de ler. Também estou adorando literatura latina. Não sei, quando leio o livro de algum escritor latino, acho que ele tem cara de "lar", sabe? Se eu pudesse explicar o livro, diria aconchegante. Eles descrevem tudo de uma maneira tão próxima, mesmo morando em outro país com cultura diferente da minha. Essa história me lembra de outro livro (que não li e nem lembro o nome) de um cara que recebe uma mensagem de término de namoro, só que errada, e ele tenta descobrir quem é a garota e porque ela terminou com ele, mesmo não sendo namorados.

    ResponderExcluir
  26. Terminei de ler o fim é incompleto na minha opiniao 😂😢 faltaram muitas respostas 💔

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...