Coloridinhas

             

16 março 2013

Sobre: Piercings e cuidados

Há algum tempo, algumas pessoas me pedem para que eu fale sobre o piercing que tenho no nariz e sobre os cuidados que devem ser tomados. Adiei esse post por muito tempo, até que resolvi tomar coragem e finalmente fazer o piercing no tragus, que era um dos itens da lista 65 em 365. Aproveitei a deixa pra vir aqui falar sobre o assunto.
Antes de tudo, quero dizer que esse não é um post de incentivo. Fazer um piercing não é tão simples quanto parece. Trata-se de um corpo estranho dentro do seu, um machucado, uma perfuração mesmo.. e a gente não vai sair se furando inteiro sem tomar uma série de cuidados e pensar nas consequências, certo?

Em uma viagem a Machu Picchu, conheci uma moça que tinha o nariz furado: A Lara. E achava a coisa mais linda do universo. Eu tinha 10 anos de idade e por motivos óbvios, não pretendia fazer um naquela época. Mas, fiquei com a imagem na cabeça. No ano em que tinha 13 anos, as amiguinhas no colégio todas queriam furar o umbigo. Era super modinha. E então, me deu vontade de furar também: o nariz, não o umbigo. Para não alongar a história, tive permissão para fazer o piercing com 14, há 9 anos.
Quem está pensando em fazer um piercing na área do rosto (nariz, sobrancelha, queixo, septo, entre outros) deve saber que aquilo é uma informação. É um acessório e que está bem à mostra. Quanto mais piercings, mais informação. Não existe problema algum com isso, contanto que seja essa a sua intenção.
Outro fator a ser considerado é que existem muitas pessoas que acham feio e algumas que têm preconceito. Se para você isso é muito importante, pense novamente, ou use uma joia bem pequena. Eu não me importo tanto, mas me importo com a poluição da minha imagem, não gosto de coisas que chamem muito a atenção no meu rosto. Por isso, optei por uma argola bem fininha e pequena.

Se você quer fazer um piercing em qualquer área do corpo, deve tomar alguns cuidados:

  • Procure um local em que você confie, conheça o ambiente, o profissional, faça todas as perguntas que você quiser;
  • Certifique-se de que todo o material usado é descartável, que a joia será esterilizada, e que trata-se de material anti alérgico;
  • Se você tiver menos de 18 anos, converse com seus pais, não faça sem autorização. Eu não costumo confiar em estabelecimentos que fazem piercings e tatuagens em menores de idade sem autorização. Se eles não ligam para essa lei, será que não ligam para outras também importantes?
  • Para uma boa cicatrização, siga as orientações do profissional. Pegue o número de telefone do estabelecimento, para o caso de surgir alguma dúvida. É o seu corpo, não hesite em perguntar.
Ó o furico novo aí! Hahaha :P
Fiz essa mesma pergunta para o cara que furou meu nariz. E a resposta dele foi a mais genial de todos os tempos. Sempre que me perguntam, repito o que ele me falou: É uma agulha atravessando uma parte do seu corpo. Então dói sim. Mas é bem rápido.

Pois é.. não tem como não sentir nada. Cada organismo é diferente, e a tolerância à dor também. Alguns vão sentir mais, outros menos. Não dá pra prever. Mas, o que posso dizer é que comigo foi uma dor bastante suportável, mas não inexistente.
Cada lugar, cada profissional tem recomendações diferentes. Restrições alimentares, não tomar banho em mar, piscina, não tomar sol diretamente... variam bastante.
Eu penso o seguinte: seu organismo tem capacidade de cicatrizar um ferimento, não precisa de mil remedinhos e pomadas. Espere que ele vai fazer a sua parte. Para ajudar, a gente pode ter uma alimentação balanceada, deixar nosso sistema imunológico bem forte é importante. Além disso, não é recomendado os banhos de piscina e mar por serem lugares em que é mais propícia a proliferação de bactérias. E é exatamente por conta disso que você deve deixar o local do furo sempre limpinho, e sem água acumulada. Lave com sabonete neutro antibacteriano duas ou três vezes ao dia e lembre-se sempre de secar em volta com um cotonete. 
Bom, se inflamar você deve ficar atenta. Não saia tomando anti inflamatório sem recomendação, nem invente de tirar a joia e deixar por isso mesmo, muito menos de ignorar as reações do seu corpo. 
Vá até o lugar aonde você fez o piercing e peça para o profissional examinar. Ele é a pessoa mais indicada para te dar as instruções corretas. Deve ter experiência suficiente para dizer se você terá que tirar a joia ou cuidar de alguma forma mais específica.
Não tem para onde fugir: Fazer um piercing exige responsabilidade, disciplina e cuidado. Existem casos terríveis de gente que ignorou inflamações e terminou com orelhas deformadas ou com queloides desnecessárias. Dá trabalho. Não basta furar e sair por aí saltitante. Saiba qual é o tempo médio de cicatrização no local em que você fará o piercing e planeje-se. Até o furo cicatrizar, todo cuidado é pouco.

E vocês? Têm piercings? Alguém já teve reações intensas de inflamação? Como lidou com isso?
E se restou alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo, caso souber/puder! :)

27 comentários:

  1. Que lindo!
    Há 3 anos fiz um no nariz, mas era só uma pedrinha beeeem pequena. Adorava! 6 meses depois eu retirei para limpar (o que eu fazia regularmente) e esqueci de colocar logo em seguida, 4h depois fui tentar colocar a joia e nao entrou mais! Achei que ja estava cicatrizado, mas parece que não. Fiquei com medo de fazer força e acabei deixando pra lá... To querendo fazer novamente, mas dessa vez uma argolinha assim. Só que não sei ainda se vai pegar bem no trabalho, né? Vamos ver =]

    bj!

    www.vivelacompagnie.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho um charme piercing no nariz mas não colocaria. Sou bem mais chegada em Tattoos.

    ResponderExcluir
  3. Esse post é ótimo pra quem pretende colocar um piercing, claro que a parte do ''é uma agulha atravessando uma parte do seu corpo'', não foi nem um pouco encorajador, hahaha, mas é isso ai, sinceridade é o melhor sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bi! :) Lembro bem da época em que era modinha furar o umbigo haha, eu ~quase~ quis, credo. Agora confesso que se fosse colocar em algum lugar com certeza seria no nariz também, acho muito estiloso! Só não coloco por causa dos cosplays hehe. E com tatuagem é a mesma coisa, não faço por medo de doer (e a dor duraria muito mais que a de um piercing, aliás) e por ainda não ter pensado num local bom onde não atrapalharia os cosplays. Agora fazendo um ou outro pra mim sairia DIGRÁTISS porque meu pai tem studio de tattoo e piercing 8D! Atoron haha, mas é como dizem, casa de ferreiro espeto de pau, pelo menos por enquanto :<
    Bisous

    ResponderExcluir
  5. Eu acho super fofo, quase coloquei uma vez mas não achei que era pra mim. Uma amiga minha colocou e tirou um tempo depois, um tempo depois ela foi colocar de novo e me chamou pra furar junto com ela. Eu até gostei da ideia na hora mas desisti depois, achei que não ia combinar comigo e eu me senti um pouco incomodada. Então, não decidi fazer. Mas acho lindo :) Sou uma pessoa MUITO mais chegada em tattoo ♥ haha
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  6. Acho seus piercings muito delicados, o que é estranho, pois eu tenho uma visão oposta deles. Estou há tanto tempo para fazer um que já perdi as contas. Sei que é só um piercing e que se eu não me acostumar com ele, é só deixar o furinho dele fechar, mas ainda assim não tive coragem o suficiente para colocá-lo. Legal você ter falado sobre sua experiência, não imaginaria um post sobre esse assunto aqui e foi bacana topar com ele. (:

    Beijos Bia e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Eu já tive no nariz, chorei horrores para furar por medo a dor. Mas foi super rápido, e no final virei motivo de piada pq chorei tanto para pouca coisa rs O meu só inflamava quando eu comia algo derivado de porco, tipo presunto e carne mesmo. Chocolate as vezes fazia inflamar, diz porque é alimento quente.
    Em 2011 tive que tirar para fazer uma cirurgia, e não coloquei de novo. Mas agora quer um no tragus, acho lindo!!! Estou tomando coragem para furar rs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu já tive muito piercing nessa vida, mas no momento não tenho mais nenhum hahaha. Já tive no lábio, aquela bolinha que fica no meio, sabe? Na língua, dois no nariz...

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo ter piercings, ainda não tenho nenhum, quem sabe no futuro. Foi ótimo saber um pouquinho mais sobre essas coisas, minha mãe tem piercing e tatuagens e segunda ela dói, mas é uma dor suportável. Assim como tu disse. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha, não vou mentir! Eu sou do tipo que não gosta muito dessas coisas (piercings e tattos), mas não tenho preconceito nenhum! Tenho vários amigos que já fizeram e em alguns até acho que ficou bonito! Não sei se é a forma em que fui criado, mas qualquer tipo de alteração definitiva no próprio corpo, me incomoda! Careta eu, né? :P

    O post ficou muito bom, realmente as pessoas precisam tomar esse cuidados. Na época da escola, uma menina a minha sala vivia furando narizes alheios (das outras meninas que os pais não permitiam), com a agulha de um compasso, dá pra acreditar? Eu achava aquilo horrível e perigoso, e nem sei dizer o que deu essa loucura depois! :S

    Biancaaaa, semana retrasada fui num casamento e a moça que ajudava na entrada dos padrinhos era você! Até comentei com meu irmão e ele concordou! A única diferença é o comprimento do cabelo! Incrível, agora com essas suas fotos de rosto deu pra ver que realmente vocês são idênticas! Olha que você tem uma irmã gêmea e ninguém nunca te avisou, eim? Hahaha!

    ResponderExcluir
  11. Eu já furei o umbigo uma vez quando tinha 15 anos, um tempo depois acabei tirando o piercing... mas o furo ta aberto até hoje, não sai de jeito nenhum, isso é importante lembrar também!!!

    ResponderExcluir
  12. Não tenho piercing, mas acho lindo quem tem. A verdade é que não tenho coragem para fazer... rs

    ResponderExcluir
  13. Acho alguns piercings bem fofos, mas não tenho vontade de fazer. Já tattoo tenho muita vontade, mas falta coragem, haha.

    Apesar disso, ótimo post!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bianca,

    Adorei o post! quem esta com duvidas da pra se situar ;]
    Eu ja fui mais fa de piercing, hj em dia sou mais pra tatuagem! mas ainda nao achei "o" desenho!
    Eu tenho 2 na cartilagem que eu quase nao uso, mas o furo continua! e um no umbigo que ninguem sabe! pois nao uso barriga de fora.. kkkk
    A historia do meu piercing foi engracada, uma amiga pediu que eu a acompanhasse pra fazer uma tattoo; aqui, ela tinha que pagar adiantado $50 pra marcar o horario! que era uma maneira do artista manter os horarios! dps o dinheiro seria adicionado no resto da tattoo.
    Sei que na hora, ela nao decidiu por desenho nenhum e pra nao perder o dinheiro, disse que me daria um piercing de presente!
    E sei la, tinha a tal modinha de colocar no umbigo como alguem msm disse aqui e la fui eu! kkk
    Sinceramente, em mim nao doeu NADA mesmo pra furar! Mas dps causou um certo incomodo.

    Enfim, acho que vai de cada um! como vc msm disse, cada um reage de um jeito.
    Acho tao lindo piercing no tragus, adorei o seu! mas pra mim, acho q nao daria conta de furar ;/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Lindos seus piercings!
    Sempre quis fazer, mas morro de medo hehe
    Seu post me ajudou bastante!
    Beijos!
    http://pandainvertido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Post ótimo!
    Muita gente tem piercings, mas poucos sabem dos riscos e como cuidar.
    Adorei (:

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Eu já tive piercing no nariz e fiz 3 furos em cada orelha, mas hoje só uso um par de brincos. O nariz só pude furar quando entrei pra faculdade e as orelhas furei em casa sozinha, mesmo. Minha mãe brigou comigo todas as vezes, eu achava lindo. Agora acho sem graça (em mim, claro). O problema é que os furos das orelhas não fecharam.

    Esqueci de dizer antes que o seu cabelo ficou lindo assim! Sempre quis cortar meu cabelo curto, mas não tenho coragem, acho que vou ficar mais cabeçuda do que já sou. rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Muito legal teu post, Bia!!!
    Adorei.
    Eu já tive 3 piercings, mas não foram juntos.
    O primeiro foi na sobrancelha, eu não senti dor, só senti que ardeu bastante. O ruim foi que eu furei com um tipo de joia que me deu reação alérgica, ficou quase todo o tempo inflamado, até que eu desisti de cuidar e tirei. Depois fiz no nariz, esse foi o que doeu mais. Ele acabou inflamando e tirei depois de 1 mês. Já quase desanimada com essa coisa de sempre inflamar... Acabei furando o lábio, e para minha surpresa, durou aaaaaaaanos sem inflamar nem nada! Também não senti dor pra furar o local (tava 'anestesiado'), só senti a dor no outro dia.
    Faz tempo que tirei e não penso em fazer mais. Adorei os seus, ficaram bem em ti.

    ResponderExcluir
  19. Eu já tive mais de uns cinco piercings ao mesmo tempo: umbigo, lingua, dois no nariz, lábio e nos dois mamilos. Hoje em dia só tenho os dois do nariz e os dois do mamilo, mas nunca tive problema nenhum com cicatrização. Me considero sortuda porque nem sempre deixava de comer certas coisas ep assava a pomadinha que eles davam após o furo, mas a cicatrização sempre foi muito rápida!

    Geralmente as pessoas falam que dói, mas acho que minha intolerância a dor é bem maior então acho que é bem normal. Tatuagem é bem pior, mas piercing requer muito cuidado porque pode feder então é sempre bom ficar limpando, né? E eu acho isso um porre, mas mesmo depois de anos é super necessário. Achei teu piercing lindo. Super delicadinho e combina direitinho com o teu nariz. :)

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  20. que post legal Bianca linda *-* Sabe que, estou querendo por um no nariz também *-* Adorei as dicas, eu acho seus piercings lindinhos *-*

    ResponderExcluir
  21. Oiê =) eu amoo piercings! coloquei o meu primeiro com 15 anos, na época (é, sou velha no momento rs) estava na moda piercing na sobrancelha! o q hj é meio baiano, antes era cool! eu achava liiiindo, fui lá e pá! e curti mto! fiquei até meus 20 anos com ele ^^ (eu que sou mto fã de evanescence, amava que a amy lee tinha tb - claro ne hahahahaha)tive mais aflição do que dor, e deu tudo certo, so q adorava mexer nele, e hj em dia tenho duas bolinhas hahahaha as vezes gosto, as vezes n....mas faz parte da história da pessoa ne!? com uns 17 anos, furei meu nariz pela primeira vez, esse ja doeu mais msm...nda demais tb, saiu lagriminha de um olho hahahaha coloquei pedrinha, tirei, coloquei do outro lado, fiquei com os dois lados furados (um c argola outro c pedrinha) e escolhi a argola, em um lado so...mantenho esse até hj! (tenho 26 - caso role uma curiosidade ^^) estou me sentindo preparada p fazer minha primeira tatoo só agora (graças a deus n fiz antes - pq ia ser uma borboleta e eu me odiaria mto hj hahahahahaha)

    adorei o post, me deu sdds do meu piercing de sobrancelha =)
    bjoks!

    www.profetices.com.br
    www.heartclicks.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii Bibi! Nossa eu era bem ~tô nem aí~para piercing e tatoo. Lembro que quando entrei na adolescência e virou modinha o piercing no umbigo e sombrancelha, minha mãe colocou um no nariz e minhas amigas ficavam de cara que ela não me deixava colocar (eu nem tinha vontade mesmo!haha) Daí há dois anos fiz uma tatoo no pulso. É uma rosinha vermelha, e para mim, representa minha mãe. (Ela tem 3 rosas nas costas, suas três filhas). Eu estava louca para fazer mais duas, mas no momento tá faltando grana. :s Quanto a piercing, também estou morrendo de vontade de colocar dois! Um na orelha e um no nariz, de argolinha. O da orelha acho que vou colocar semana que vem, depois que eu doar sangue. O do nariz vou esperar pra ver como será a dor da orelha....hahahha Acho o seu um charme só! <3

    ResponderExcluir
  23. Desde o ano passado eu estou querendo colocar, mas cadê coragem?

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho piercing no umbigo, acredita? Hahaha Furei com 15 anos (há quase 9 anos!) e não tive muita besteira com ele quando furei, só tomava os cuidados básicos de limpar, deixar sequinho... Ele nunca inflamou! Nossa, na época que furei eu AMAVA, tinha coleção de piercings e trocava toda hora, como trocava de roupa mesmo. Hoje em dia abusei um pouco, deixo só um piercing básico e pequenininho, mas ainda não tenho coragem de tirar.

    Sempre quis fazer no nariz, mas morria de medo de sei lá.. Arrancar o piercing fora quando tivesse secando o rosto! Hahaha Hoje me acho muito velha para fazer, mas continuo achando um charme :P

    Beijos, Bibi!

    Deborah
    http://em-julho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tem um erro no texto, onde está falando da cicatrização: é hesite, do verbo hesitar, não exite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa... passou direto!
      Muito obrigada por avisar! Acabei de corrigir! :)

      Excluir
  26. minha história com piercing é looooonga hahaha. meu primeiro piercing auorizado pelo meus pais foi aos 16, no nariz (nostril), o piercing saiu inúmeras vezes, já foi parar no meu cabelo, mas continuo furando meu nariz toda vez que fecha, isso que é amor. depois de uns meses resolvi furar o septo na casa de uma amiga, de quebra furei o freio da língua junto, nunca senti tanta dor na minha vida :ccc o septo doeu e eu chorei igual um bebê. depois furei sozinha meu umbigo, na verdade furei 3 vezes sozinha, sempre acabava enjoando porem da última vez inflamou e eu tirei. contei para os meus pais que ue tinha furado o septo e o freio da língua, tive que tirar o do freio (estranho ter que tirar o mais escondido). furei o labio inferior mas meu pai não gostou, depois furei a orelha. acho que o piercing mais bizarro que tive foi no braço, furei em uma praça no meio da cidade com mais 3 amigos.

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...