Coloridinhas

             

26 março 2013

Sobre comentários e posts..

Hoje, recebi um comentário anônimo que dizia o seguinte:

"eu sempre comentava aqui, mas voce nunca retribuiu, entao desisti."

Comecei a respondê-lo, na página mesmo. Mas, então percebi que nunca parei para pedir a opinião de vocês sobre essa questão dos comentários e dos posts. Por isso resolvi escrever um post para todos, não apenas responder ao anônimo(a).
Antes de mais nada, quero dizer que apesar de o comentário não ter sido ofensivo de forma alguma, fiquei bem triste ao ler. Pois, desde o início do blog, me orgulhei de responder a todos os comentários (os que direcionavam a um perfil válido.. porque existem alguns que não existem e a pessoa não deixa links, então é complicado..). Sempre gostei muito dessa troca e sei que agora não estou dando conta..

Porém, desde o início do ano, como avisei para vocês, estou estagiando. O tempo gasto com o estágio não é tão enorme. Todos os dias, a tarde toda. Porém, não é só de estágio que é feita a minha rotina. Tenho ainda academia, aulas da faculdade, estudos à parte, e o tempo que gasto com a família, os amigos e o namorado, que já é bem reduzido. Além disso, tem tudo relacionado ao blog. Testar novas receitas, fazer projetinhos DIYs, planejar e organizar projetos em grupo, responder e-mails, ler os tópicos do grupo no facebook, editar fotos, postar... enfim: quem tem blog, sabe que dá um trabalho enorme. E que toma muito do nosso tempo.
Consegui por algumas semanas, postar todos os dias (inclusive, fiz isso por causa desse post, da Pâmela), mas para isso, sacrifiquei vários finais de semana. Era uma correria enorme. Gerou um estresse imenso, inclusive, além do que já existe apenas com o estágio (que tem aspectos bastante tensos, que exigem muito, que me deixam exausta todo final de dia..). Não consegui mais viver desse jeito. E ainda estou à procura de uma forma que não exija tanto de mim e que não deixe o blog abandonado por muitos dias...

Bom.. o fato é que em uma discussão no grupo do facebook, disse que não conseguia mais responder a todos os comentários e ainda postar com frequência. O conselho que recebi foi para me importar com os posts e comentar em outros blogs quando desse, e eu poderia interagir com as pessoas pelo grupo no fb, que é mais tranquilo. E eu concordei, mas nunca vim aqui perguntar o que vocês preferem. E esse comentário anônimo de hoje me fez perceber isso. Por isso estou aqui.

Depois de toda a explicação em parte desnecessária - mas achei que devia isso a vocês - , quero dizer que sempre que comento em blogs, foi porque de fato gostei de alguma coisa no conteúdo. Foi porque me importei em ler o post. Não ligo se a pessoa não retribuir, pois o objetivo do meu comentário não foi a "retribuição", mas sim a interação. Que ocorre quando a pessoa lê o que escrevo: pode, ou não, parar por aí. Caso a pessoa queira, pode ir ao meu blog e comentar também.. e aí se nos dermos bem, pode ser que troquemos e-mails.. ou apenas outros comentários. Mas eu nunca cobro isso de ninguém. Não sei se a a pessoa dispõe de tempo, não sei se ela gostou do meu blog, se o conteúdo é interessante pra ela... Claro que é muito mais legal quando a pessoa responde, mas não como um favor ou um agradecimento por eu ter comentado no blog dela, e sim pelo real interesse de interagir mais comigo.

Sempre defendi que o objetivo do blog é a interação, é compartilhar coisas. Essa interação é mais rica quando respondo aos comentários. Mas, tenho que escolher entre responder comentários, planejar e postar com frequência, ou dormir. E dormir é uma prioridade na vida.. :P

Enfim... quero saber o que vocês preferem: respondo a todos os comentários ou tento postar com mais frequência, talvez voltar a um post por dia?

E gostaria de saber também a opinião de vocês sobre essa questão dos comentários.. o que acham sobre o assunto?

Anônimo(a), caso você queira se identificar, terei o maior prazer em visitar o seu blog. Não levei para o lado pessoal e sei que apesar de ter demonstrado chateação, a sua intenção não foi me ofender ou fazer mal de alguma forma (pelo menos, assim espero.. :P). Acontece que você tocou em um ponto fraco, que é a minha frustração em não conseguir responder a todos os comentários como costumava fazer.. isso realmente me incomoda. De qualquer forma, obrigada por gerar essa reflexão, e por me fazer perceber que apenas decidi postar mais e responder menos aos comentários, antes mesmo de perguntar a opinião daqueles que visitam o blog.

49 comentários:

  1. Já te falei, quando você quiser que as pessoas leiam suas postagens, não coloque fotos de gatinhos lindos UAHAUHAUAHUAHUAA, fofurinha!

    Eu acho que não é obrigação de ninguém responder comentário cara... Comentários meio que viraram uma troca de favores, eu acho que não deve ser assim.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que você deve responder se tem tempo e se acha que deve ser respondido. Isso não pode ser um dever, ainda mais agora que você está cheia de coisas para fazer - e foi bom explicar, pois tem gente que se importa mesmo, e assim, já fica explicado :)

    Acho post todos os dias demaaais, mas se tiver, eu vou vir ler, sem dúvidas :) haha

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é trabalhoso postar no blog, as vezes passo mais de uma semana porque não tenho tempo. Eu sempre respondi todos os comentários feitos no meu, quando é possível, porque nem sempre temos o contato da pessoa, mas a quantidade de comentários hoje é bem menor que antes quando eu podia fazer muito PAP, nessa época eu comentava agradecendo a todos, e só respondia quando era uma pergunta. Acho que você pode fazer isso responde se for pergunta. Ou ainda colocar aqui aquela ferramenta que muitos blogs tem que o blog fica com espaço pra comentar com o acesso ao Facebook, aí você pode curtir mostrando que leu o comentário da pessoa. Acho que o que acontece é que as pessoas comentam e como não tem retorno não sabem se você leu o comentário ou não.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bibi! Então, comentário é uma coisa bem delicada a se pensar.. assim como você, sou fã dessa interação com o leitor, mas acho importante retribuir comentário. Pelo menos quando a pessoa deixa o link. Mas retribuo porque gosto de saber quem é que está comentando, como é a pessoa, essas coisas sabe. Gosto de conhecer meus leitores. Então vou lá (às vezes demoro, fato) e passo um tempinho lendo os últimos posts da pessoa. Quando existe algum assunto que me interessa, ou um post que gostei, comento, (comentando de verdade o assunto) e no final agradeço a visita no meu blog. Não sei, mas parece que isso demonstra que "SIM, eu li seu comentário". Mas às vezes, o blog da pessoa não tem absolutamente nada a ver com o meu. Daí fica difícil. Sei lá, se é um blog de Animes, maquiagem,(e até alguns de moda) tenho uma grande dificuldade de comentar, e muitas vezes,mantenho o agradecimento no meu próprio blog, abaixo do comentário da pessoa. Porque pior do que não receber comentário num post, é receber um comentário nada a ver sabe? Sei lá,algo como: "Adorei aqui!Beijos" que a gente vê que não é sincero. Então resumindo: eu acho a retribuição de comentário importante, DESDE QUE seja sincera e com o objetivo da interação. E acho que no seu caso, com essa vida agitada que está levando, infelizmente não tem como mesmo visitar blog por blog que comenta aqui. O negócio é manter a interação no grupo do facebook, e quando alguém comentar uma dúvida ou sugestão, seria legal você citar num novo post. Demonstra atenção ao comentário.hehe Acho que é isso! Gosto de conversar sobre isso e por isso o comentário gigantão. um beijo grandão!

    ResponderExcluir
  5. Concordo cem por cento com você, ainda achando que você não precisava faezr isso, mas, fazer o quê, como a Natasha citou acima, hoje em dia comentários viraram uma troca de favores... Infelizmente. Nao sei como voce vive assim, sinceramente rs. Uma heroina pra mim, estagio e aulas ja me tiram completamente o animo de fazer outras coisas, alem de dormir. Parabens pelo seu empenho! E sei que voce vai se ajustar e encontrar a melhor maneira pra conciliar tudo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Concordo cem por cento com você, ainda achando que você não precisava faezr isso, mas, fazer o quê, como a Natasha citou acima, hoje em dia comentários viraram uma troca de favores... Infelizmente. Nao sei como voce vive assim, sinceramente rs. Uma heroina pra mim, estagio e aulas ja me tiram completamente o animo de fazer outras coisas, alem de dormir. Parabens pelo seu empenho! E sei que voce vai se ajustar e encontrar a melhor maneira pra conciliar tudo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Bom, como a Natasha citou acima, comentarios acabaram virando troca de favores (para alguns), infelizmente... Algumas pessoas nao tem nocao do quanto voce se esforca pra manter o blog. Ainda assim me pergunto como voce vive rs, apenas aulas e estagios acabam comigo :/
    Procure um meio de se adaptar, se acha que o facebook e mais tranquilo, fique mais por la, no comeco algumas pessoas podem nao aceitar, mas elas tem que entender que voce tambem tem uma vida e procura a melhor maneira de dividir um tempinho pra nos. Boa sorte!! :D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Bianca,

    Tenho acompanhado seu blog há pouco tempo, mas me encantei por ele como se já fizesse parte da minha vida há longa data. Explico: vendo o que fazes, sinto-me um pouco realizada, pois é um sonho da minha vida fazer tantas coisas prazerosas: blog, receitas, experiências, trabalhos manuais, livros e mais livros, cuidar das pessoas que amamos, compartilhar conhecimento com pessoas que não conhecemos, estudar... Enfim, a dinâmica da tua vida me agrada muito. Realmente, em todo esse pouco tempo, nunca deixei nenhum comentário, embora eu o faça em meu coração.
    Sei o que significa alguém tocar numa ferida nossa, sem perceber. É trazer a nossa frente o que a gente sabe, mas luta para não acreditar e tenta remediar. Mas o fato é que não daremos conta de tudo, infelizmente. Falta-nos o tempo para isso, e a energia para tanto. Como bem disseste, precisamos dormir!!
    Louvável repassar para os teus leitores a decisão de qual caminho tomar, considerando o ritmo frenético em que te encontras. Denota consideração pelo teu público, e também um reconhecimento pessoal de que não conseguiremos ser tão perfeitos quanto idealizamos em nossa mente e coração (eu sempre quero acreditar que conseguirei o tempo e a energia necessária para realizar meus projetos... nunca conto com o cansaço e o sono... e até mesmo com a fome!!! rsrsrsrs).
    Resolvi postar um comentário para solidarizar-me com a tua situação, e acalentar-te no sentido de que é assim, não vai melhorar muito daqui pra frente, mas é maravilhoso estar tão ocupada fazendo o que gostamos.
    Minha opinião, desculpa a demora, é que deixo para ti essa decisão. Eu te admiro muito e, portanto, confio no teu bom senso em decidir o que for melhor dada tua satisfação. Pois é o prazer que noto nos teus textos e trabalhos apresentado que me fazem voltar a ler o blog. Só isso que eu não gostaria que mudasse.

    Agradeço a atenção por pedir nossa opinião e ler esse comentário.

    Abraços sinceros,

    Leila Maria Flesch.

    ResponderExcluir
  10. Também acho que comentários em posts precisam ser retribuídos, eu me atraso quanto a isso e vez ou outra pego de um tempo só para o fazer, responder a todos os comentários e "retribuir" essa visita. Mas esse retribuir não é obrigação, é ir lá dar a atenção que a pessoa deu a você sim, mas é também conhecer o cantinho dela também, e se gostar volto mais vezes, comento em outros posts. O que quero dizer, Bibi, é, vez ou outra tire um tempo para fazer isso, mas realmente, não faça disso uma obrigação, eu concordo com você à respeito de o comentário ser acima de tudo uma interação, quem comenta aqui comenta porque gosta, você deve se preocupar em fazer o mesmo (comentar quando gosta, quando dá), no resto, comentários não devem se tornar motivos de preocupação, de estresse. ^^
    Dá forma como você já tem feito tem sido uma boa medida, em minha opinião, é atenciosa e se adéqua melhor a sua rotina, pode continuar.

    p.s: Adicione ali: "...e tempo para uma amiga em especial que tem sido abandonada devido a essa correria!"

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo com a Natasha, respondo todos os comentários do blog em duas vezes na semana, se o comentário for só divulgação de blog, nem respondo, porém eu posto menos porque ainda não consegui me organizar com isso. A interação é importante, mas você também está numa fase muito importante da sua vida, para mim o blog funciona como uma diversão, um momento no dia onde eu relaxo e procuro coisas legais para compartilhar, mas isso é só 10% da minha rotina ou nem isso. Não quero dizer, que o blog não é importante, é, mas não é tudo. Meu conselho é: continue com os posts e responda quando der. ^^

    beijo.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma certa aversão a comentários desse tipo. Vai ver que a pessoa só comenta aqui para receber comentários no blog dela. Infelizmente esse tipo ainda existe. Concordo com a Natasha. Comentário não deve ser troca de favores. A gente comenta quando tem algo legal para dizer sobre o post. Eu mesma estou sempre aqui, o Two Bee tá no meu Reader. Mesma coisa lá no HB, você mesmo disse que tá no teu Reader e você sempre lê. No entanto, mal trocamos comentários. Se a gente tá no Reader uma da outra é porque gostamos do que lemos. É realmente necessário um comentário a cada post? Mais vale você gastar seu tempo em fazer esse conteúdo maravilhoso que tu fazes e nós adoramos. :)

    E não torne o blog uma obrigação. Se não tem tempo para um post por dia, então tá. A vida com a família e os amigos são mais importantes do que ele. Viva o seu momento. ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu sei bem como é isso, passei por algo parecido dias desses e tive que fazer uma postagem do tipo também, explicando o porque de não retribuir comentários/visitas. Mas eu percebi que depois que fiz isso, o pessoal começou a realmente ler o blog e comentar para deixar uma opinião, não somente passar pelo blog, fingir que leu e comentar algo apenas para que eu visitasse de volta.
    Achei o comentário desse Anônimo meio desnecessário, hoje em dia eu consigo ainda visitar alguns blogs que gosto, quando eu acho o assunto interessante e tenho que comentar de alguma forma, eu deixo minha opinião (mesmo em blogs famosos que sei que as vezes a blogueira não tem tempo nem de ler haha) e se eu não tenho nada a dizer, leio e saio sem comentar. Acho que nós devemos dar nossa opinião sem querer nada em troca. Uma coisa é ignorar os leitores e não responder nem pelo próprio blog outra coisa é ter essa "obrigação" de visitar todos os blogs todos os dias. Acho que as coisas tem que acontecer naturalmente...nem esquenta a cabeça quanto a isso.
    Eu gosto do seu blog, fiquei feliz quando voltou a postar com frequencia, e sempre que tenho tempo, gosto de deixar um comentário.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Li esse post e achei interessante, qnd alguém comenta no nosso cantinho é sinal de que a pessoa gostou do trabalho que vc fez e se vc responder não vai ser necessariamente uma obrigação, uma troca de favores como diz a colega ai em cima, claro, que qnd existem muitos comentários não da pra responder um por um, fica cansativo o que acontece é que existem muitos blogueiros (as) que se sente 'a última bolacha do pacote'a galera comenta no blog e simplesmente não tem retorno nem um simples 'obrigada' não precisa responde ao comentário com um texto enorme, um obrigada já é suficiente não é o seu caso, conheço seu blog a muito tempo e todas as vezes que comentei vc retribuiu e vejo que sempre que pode vc retribui aos seus outros leitores.

    Seu tempo é corrido assim como de todos que estudam,trabalham e ainda querem blogar, sugiro que ao invés de postar um post por dia faça 3 por semana assim vc terá um pouco mais de tempo pra responder aos comentários, bjoOs.

    Minha humilde opinião, rs. :)

    ResponderExcluir
  15. Não existe uma lei que nos obriga responder. As pessoas comentam ou responde comentários quando tem algo necessário a dizer ou complementar. Essa troca de "eu só vou no seu blog, para você vir no meu comentar..." não é legal.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bee, tudo bom? Bem, eu venho aqui te defender! Porque todas as vezes que eu comentei no seu blog você foi no meu e comentou também. Nunca comentei aqui esperando comentário em troca, sempre comentei porque seu blog, suas postagens são fofas! E minha alegria foi enorme quando você retribuiu o comentário. Imagina, você comenta no blog de alguém porque gostou dessa pessoa e ela vai lá e retribui! Dá uma sensação muito boa.

    Bem, eu penso que: comente quando puder, se quiser. Poste quando puder, o blog em primeiro lugar tem que ser um lugar legal pra você, e não um fardo.
    Bjos

    Vlog Literário

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei bastante quando você respondeu o meu comentrário (no meu blog esquecido) mas confesso que não esperava pois não é o procedimento padrão. Não sei se te desagrada a idéia, mas você poderia fazer uma seleção de colaboradores para facilitar a postagem diária e cada um ficaria responsável por responder seus próprios comentários. Sei lá, acho que facilitaria a sua vida.. hehe. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Flor, faz o que fica melhor para você. As postagens regulares é bom, responder também, mas tudo tem um meio termo.
    Exemplo: Te entendo pelo tempo corrido, para mim também é, sei como é, então para posts todos os dias fica complicado. Já também nem tem como responder todos os comentários. Alguns são só "Amei". O que responder?!?rs As vezes acontece comigo de visitar um blog que comentou algum post meu, quando leio o post, estou tão sem inspiração, que nem rola para comentar. Não sei se é só comigo.

    Tenta responder os comentários, mas não se culpa se não conseguir responder todos. O dia só tem 24 horas. Isso é pouco para quem tem que fazer zilhões de coisas, incluindo cuidar de um blog.

    Beijos, Talita M.
    http://mileduascoisinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que comentar é importante sim, mas desde que queira. A pior coisa do mundo é ver um comentário e sentir que a pessoa fez aquilo como se fosse uma obrigação. As pessoas tem que entender que mesmo tendo um blog, a gente tem outras obrigações e coisas para fazer no mundo "offline". Comentário é legal sim, quando a blogueira que você admira vai até seu blog, lê sua postagem e ainda comenta... É melhor ainda. Mas isso deve ser feito quando se tem tempo e quando se quer. Comentar por comentar não vale de nada.
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Sinceramente? Não me importo tanto para posts diarios... acabo nem dando conta de acompanhar pq, como vc, minha vida tbm não é só o blog, infelizmente =/ claro que se o conteudo é bacana, faço um esforço pra acompanhar, mas osu do tempo que um post por semana tava mais do que bom.
    Assim, eu gosto de responder todos os comentários do meu blog, acho que não "cumpro" a função de blogueira se não tiver essa interação, sei lá...
    Ai, não sei se deu pra explicar bem, mas, resumindo: pra mim, essa rtetribuição de comentários faz falta. Se bem que não tenho do que reclamar de você: qdo comentei aqui e deixei uma pergunta, você foi no meu blog e respondeu sem demora, entãããão...
    Beijo, Bi!

    ResponderExcluir
  21. Eu voto por mais posts e você vai respondendo quando pode.
    Sei como é trabalhoso ficar comentando nos blogs, também estagio, também namoro, também estudo etc etc etc
    Mas acho que quando a gente faz o que gosta, tudo uma hora se encaixa.
    Não fique triste com o comentário do anônimo, acredito que tenha sido uma crítica construtiva (:
    Seu blog é lindo, não desista!
    Beijos!
    https://pandainvertido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Ah amiga, relaxa... não existe essa obrigação de ficar respondendo comentários... eu mesma as vezes só leio os posts dos blogs que sigo, mas não comento, porque mew... é muita correria... estudamos psicologia e é tenso... é muita coisa para ler, pra se focar... sem contar que tem outras coisas em jogo, como vc mesma disse : academia, familia, namorado... nem se preocupe amiga, de prioridade no seu estágio e na sua formação... =)
    Depois disso tudo, você terá muitoooo tempo para responder comentários e para postar com mais frequencia... =)

    Um beijãooo !!!!!

    ResponderExcluir
  23. Voce e' linda, e maravilhosa e um amor de pessoa! Sou sua fa!

    ResponderExcluir
  24. Eita, filhotinha!
    Nem sabia que, além de mim, tem mais gente sentindo sua falta... E olha que é anônimo.
    Eu sugiro que você siga os conselhos dessa galerinha que está lhe dando apoio. Sei o quanto você gostaria de se dedicar às pessoas, mas não sofra por não poder fazê-lo. Às vezes não nos sobra tempo nem pra cuidar de nós mesmas, né?
    Eu também adoro abrir seu blog e encontrar coisa nova, mas entendo bem quando isso não acontece. E nem sempre comento por aqui, apesar de achar legal fazê-lo.
    Quando eu tinha a sua idade também ficava muito tocada quando alguma amiga ligava solicitando presença. Sou solidária a você neste sentir (talvez seja até uma solidariedade biológica, hahahaha).
    É isto, moça.
    Beijocas amorosas,
    Momoin.

    ResponderExcluir
  25. Bianca, sua linda! Acredito que você já faz o que deve ser feito. Não tem como agradar a todo mundo. Escrever demanda trabalho e pelo menos eu posso afirmar que nunca senti seus posts imparciais, distantes, metidos, ou qualquer coisa que me deixasse sentir chateada. Não responder os comentários é algo completamente compreensível já que o blog é bom e tem tantos comentários! Acredito que muita gente vai concordar comigo. Adoro passar por aqui, me sinto próxima de você mesmo sem nunca ter te visto e sim, fico muito feliz quando você me responde especificamente, mas entendo perfeitamente quando isso não é possível porque eu continuo te sentindo perto através dos novos posts e por aí vai. O melhor é relaxar, manter o bom humor e cuidar do seu cantinho e dos seus leitores como você sempre fez. Beijo grande :)

    ResponderExcluir
  26. Oie!

    Eu acho que comentar no blog de alguém não deveria ser "obrigação" como é hj em dia meu....bloggar está cada vez mais complicado..¬¬ continue comentando se gostar de algo q lê ^^

    sobre as respostas dos comentários recebidos aqui:

    uma solução, já que vc curte responder os coments aqui, seria colocar esses esquemas de comentários tipo o DISQUS, que avisa a pessoa por e-mail que vc respondeu o comentário dela aqui no post! já manda com link, assim a pessoa n precisa tipo procurar a postagem se quiser responder de volta!

    beijos!!
    Cá|www.profetices.com.br

    ResponderExcluir
  27. Te "conheci" através desse post da Pam... ambas são fofas.
    Bem, sobre esse assunto: time que está ganhando não mexe, continue como você está... ultimamente, minha vida tá corrida também, sei muito bem o que você está passando, não é fácil manter um blog equilibrando vida virtual com real. "-*

    ResponderExcluir
  28. Esse negócio de receber um comentário em seu blog e depois visitar o da pessoa é complicado mesmo, pra gente que é super atarefada no dia... Também não tenho quase tempo de retribuir, mas sempre que posso dou uma passada nos meus blogs favoritos e nos que deixam comentários nos meus posts (isso quando tem um link pra eu visitar). Mas eu acho que o mais legal é você se importar com o seu blog, com o conteúdo dele, e dedicar esse tempinho que te sobra pra isso. As visitinhas nos outros blogs acontecerão quando você estiver realmente com tempo livre. Porque blog dá trabalho SIM! E mais, a gente tem outras coisas no dia a dia, né? Antigamente eu publicava no meu blog todo santo dia, hoje não é mais possível, porque além da correria da rotina, me falta até a criatividade. :/ O tempo que tenho é minha hora do almoço, estou sempre publicando algo nessa hora... Porque depois, é voltar pro trampo e depois ainda tem faculdade! Ufa! hahahaha
    Mas relaxa, comentários do tipo sempre aparecerão! Mas se preocupe com o blog, deixar desatualizado é o mais chato! ;)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Estou amando seu blog! É a minha cara! O jardim secreto reconmendou e eu adorei seus DYVs, suas receitas... Parabéns, continue assim!

    ResponderExcluir
  30. Biih, muito legal você trazer essa discussão em uma postagem. Só pelos comentários, deu para ver que tem opiniões bem diferentes, né? Mas em primeiro lugar, saiba que tanto os "prefiro postagens" quanto os "prefiro comentários" e até esse e-mail anônimo (dúvido que a pessoa tenha parado de ler o blog rs) são de pessoas que gostam de você e admiram o seu trabalho. Enfim, já que eu sempre leio seu blog e acompanho suas postagens faz tempo, vou dar minha opinião também, só não sei se vale muito porque eu não sou lá uma blogueira tão responsável assim, rs XD

    A minha forma de encarar o blog é como um lazer. Há um compromisso e é difícil manter um blog atualizado, mas não pode se transformar numa atividade ruim, chata e cansativa (no sentido de querer desistir, mas não ter como). Eu acho que do jeito que você está fazendo, postando regularmente e organizando sua vida online também, é o mais correto e equilibrado. Como blogueira, eu entendo a prioridade que você dá às postagens e como visitante também, já que quando eu visito, normalmente tem coisa nova e igual, tem muitos blogs que eu gosto mas não comento por falta de tempo ou sei lá, não saber como abordar o assunto. Então sim, o ideal é priorizar as postagens e responder os comentários só quando pudesse. Só que sinceramente, como Vic, a pessoa...Eu sinto bastante falta dos seus comentários >_< Não pelo ato de comentar em si, mas você sempre comentava algo interessante e construtivo nas minhas postagens, se via o filme (mesmo que tempos depois), voltava pra comentar... Tipo, eu estou no grupo do Facebook e até que participo (às vezes, ainda XD), mas é diferente uma conversa grupal do que um contato individual, e o fato de eu comentar no seu blog e você no meu era uma forma da gente conversar e se conhecer. Compreendo se der prioridade aos posts e acho que é o mais acertado mesmo, mas eu realmente sinto muita falta disso. Talvez outras pessoas também sinta, e assim como eu, talvez elas não fiquem incomodadas caso tenha algumas postagens a menos.

    Beijinhos, e boa sorte com o estágio, faculdade e blog!
    http://finding-neverland.zip.net




    ResponderExcluir
  31. Então Bianca, te entendo perfeitamente. Às vezes fico vários posts sem responder os comentários (e tiro dias como hoje, para responder todos, inclusive de posts que já passaram), mas não dá para se cobrar tanto, senão também entra em conflito com o propósito real do blog: ser algo desprendido, natural.
    Em compensação, sempre interajo com os leitores na página, e-mail ou meu perfil pessoal do FB. Mais fácil, posso estar no ônibus ou na fila e fazendo isso. Mas já vi blogueiras que não respondem por via nenhum, e sim, eu acho isso MUITO chato.

    Um beijo e bom final de semana,
    Re.

    ResponderExcluir
  32. Calma viu?: Seus leitores vão entender você, assim como eu :)

    ResponderExcluir
  33. É complicado, gosto de responder meus leitores, mas o meu tempo não deixa, então, acho sempre bom passar de blog em blog dando um olá para responder questões, compartilhar idéias em comum e principalmente retribuir o carinho...

    Um ótimo final de semana pra ti, e mtos chocolates nessa Páscoa pq né... Nós merecemos!

    Abraço.
    Evelyn Oliveira

    cupcakerock.blogspot.com
    @evelyncmo

    ResponderExcluir
  34. Miguxa,

    A vida é tão mágica, deixe ela fluir naturalmente..
    Não alimente sentimentos de frustração, siga da forma que você dá conta e espontaneamente..
    não temos que ser reativos a todo tempo.
    Sempre estamos interagindo e compartilhando as coisas... Inclusive, não responder é uma forma de interagir e cada um irá interpretar isso conforme suas necessidades internas.
    Democracia é isso, as pessoas falam o que pensam.
    Se dê o direito de não corresponder a todos, isso faz muito bem a saúde e reduz o estresse mental
    Seja menos exigente com você
    Lembre-se do lema de que tem que ser bom!
    E assim continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar...

    Isso é o que aprendido!

    Te amo, Lindinha inha inha
    K.

    ResponderExcluir
  35. Ola Bianca!!! Eh nao eh facil ser blogueira mesmo da um trabalhao!!! E as x eh mesmo dificil conciliar tudo.
    mas o blog tem q ser feito com prazer...com alegria, com compromisso sim, mas ja pensou tantas postagens so pq os outros querem....faca tudo sempre como vc gosta Bianca, e como da para nao virar um estresse p vc minha querida...

    Olha qto as visitas, eu gosto sim que comente, acho q a gente se sente querida, sabe da opiniao, e mesmo q seja um oi sabemos que as pessoas estao pertinho da gente,,,issso eh minha opiniao, mas tbm sei que eh dificil visitar a todos os blogs num mesmo dia, p mim eh impossivel, mas na semana vou visitandos as amigas.....mas tb nada obrigatoriamente...

    Mas ndependente se vc me responde ou nao...eu venho aqui pq eu gosto,,,acho q as blogueiras n deve fazer trocas...se me visita eu retribuo...nao os blogs que visitos eh pq gosto, independente se vc responde ou nao...nada de cobrancas isso nao eh legal...assim como nao gosto de amizades assim..e que as x vejo isso em amigas ate reais... Se vc me escreve escrevo,,,exemplo...nossa eu acho q isso n eh amizade verdadeira,,,,amizade eh aquelas q muitas x ate sem se ver.,, anos tenho amigas de anos q vivem no brasil e qdo encontro nada mudou...ainda sao minhas amigas,,,e parece q longos anos n mudou nada, isso eh verdadeiro, sem cobrancas,,,e tbm vc sem se cobrar....viva a vida amiga, isso que eh lindo e tudo tem q swr leve..sereno....

    Bjinhosss rose jp

    ResponderExcluir
  36. Eu sempre visito o seu blog, Bianca, só que nunca comento. Às vezes não tô logada e às vezes não tenho tempo mesmo, então apenas leio os posts. Mas quando vi esse seu post cheio de preocupação, eu achei que deveria comentar. Olha, eu sei direitinho o que você tá passando, de boa. Na verdade, acho que todo mundo que se dedica a ter um blog de qualidade tem. Quando a gente se dedica a fazer do nosso blog um cantinho legal para as pessoas se sentirem em casa, cedo ou tarde esse reconhecimento vem. Porque a gente encontra muito blog ruim na blogosfera, sabe? Blogueiras que só tem blogs pra conseguir dinheiro ou produtos de graça (e os leitores não dão cartaz a esse tipo). Claramente, até pelo seu post, é notável que você o faz porque gosta, porque te faz feliz e não esperando alguma coisa em troca.
    Eu vivo na mesma correria que você, tenho estágio, tenho Universidade de segunda a sábado e fica meio que impossível manter o blog atualizado todos os dias. Me organizei de forma que consigo postar dia sim e dia não, mas ainda, às vezes, não consigo seguir esse calendário. Todo mundo acha que é super fácil fazer blog. E de fato é, o difícil mesmo é mantê-lo. Eu ainda consigo responder a todos os comentários, menos apertada do que você, porque o meu blog ainda não é tão conhecido como o seu, mas agora que está crescendo, as coisas estão ficando mais complicadas.
    Eu acho que você não deveria ficar tão chateada, sabe? Claro que a gente gosta de retribuir o carinho e tudo mais, mas você também precisa ter vida, estudar e se relacionar com as pessoas pessoalmente. Retribua os mais interessantes ou de vez em quando, quando tiver tempo. Sobre as postagens, se você sentir que o blog tá ficando "abandonado", por que não chamar pessoas para colaborar? Eu acho uma ideia legal, até porque abrange os assuntos tratados no blog.
    Por fim, Bianca, saiba que o seu blog é maravilhoso e (eu acho) que você não deveria se preocupar com coisas pequenas. Concordo contigo quando diz que as pessoas devem comentar porque gostaram e não porque esperam um comentário de volta. Espero que eu tenha ajudado de alguma forma!
    P.S. Continuarei visitando aqui, mesmo que em silêncio, rs.
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  37. Eu sei como é isso. Antes, quando eu estava de férias, comentava em muitos blogs, só para ser retribuída, e ter uma postagem com 50 e tantos comentários. Mas depois de um tempo, percebi que aqueles comentários não valiam nada, e que a visita daquela pessoa era só uma. Tipo, só por interesse. Não porque gostava do meu blog. Não quero ser lida por números, e sim por pessoas, que têm opinião e que a expressam num comentário decente!
    Nunca tive problema com isso, mas acho que retribuir pode até ser questão de educação dependendo do comentário (se for uma pergunta, por exemplo). Mas não é obrigação de ninguém. Até porque, às vezes você não gosta do blog da pessoa. E aí?
    Às vezes você não está com tempo nem paciência. E aí?
    Eu acho que isso é uma frescura! Ninguém está te fazendo favor em ler e muito menos em comentar no seu blog, ele é lindo, maravilhoso e com conteúdo <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  38. Oi Bibi!
    Meu blog nunca tem muitos comentários, então eu não tenho esse problema hahahahahahah mas sério, acho que todo mundo que tem blog gosta de receber comentários, mas às vezes fica difícil mesmo! Quando eu comento em um blog, eu comento pq eu gosto do que a pessoa escreveu e quero falar algo sobre isso, não comento esperando receber um comentário em troca, não é assim que as coisas funcionam... mas tb, ao mesmo tempo, se alguém sempre te visita e sempre deixa um comentário, acho legal que essa pessoa receba essa contrapartida tb, pq pode parecer que tanto fez para a pessoa que recebeu o comentário... bom enfim, no que cabe a mim, posso dizer que vc sempre foi muito atenciosa e fofa :)
    Siga o seu coração e o que vc achar melhor!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Olá! Faz tempo que não aparece, nem aqui, nem em lugar algum. Mesma situação. Trabalho, faculdade, amigos, família, problemas pessoas e toda essa coisa de socializar com o mundo. Eu entendo perfeitamente isso, e penso da mesma forma. As vezes a gente não tem tempo de responder todos os comentários, e acaba deixando passar, um ou outro em branco. Por este motivo tinha desabilitado os comentários do meu blog. Fiquei um tempão com ele assim. Me sentia culpada por receber comentários e não ter tempo para retribuir, ainda mais agora que peguei firme mesmo na faculdade. Estou em semana de prova, e resolvi me virar do avesso pra conseguir novamente dar um up no meu blog, só que sei dos risco que corro e coisa e tals.Mas boa sorte! E que nós tenhamos tempo para isso! ahsua
    Beijão!

    ResponderExcluir
  40. Bianca acho que todo mundo chega numa fase assim com o blog, e é por isso que muitas abrem para colaboradores etc, porém, eu levo tanto meu blog como um hobby tão tão prazeroso pra mim que quebraria toda a magia ter alguém escrevendo por lá agora..
    No seu caso, que leva o blog da mesma maneira que eu (acreditando na ideia da interação e achando que a melhor parte é essa) faça o que desejar no momento, se na hora quiser postar prepare post em tempos vagos e agende, deixe guardadinho pra momentos sem inspiração, ou se na hora te der mais prazer ler blogs.. leia, comente.
    isso aqui, além de tudo é teu espaço e vc sabe de suas condições,entende? .. algo q pode ajudar é: estabeleça dias/periodos para postar tipo, toda segunda/quarta/sexta ou poste a cada tres dias, enfim, comunique aos leitores e aí todo mundo vai saber quando exatamente vir aqui porque terá novidades.. nem q a novidade seja um pedido desculpa por nao ter conseguido postar a tempo..isso me ajudou muito na organização do meu quando assumi que posts diários era inviável.

    Espero ter ajudado de alguma forma.. ter um blog é legal qnd te faz bem e nao gera mais preocupações rsrsrs
    beeeijos e minha mae leu seu blog e disse q seu blog é uma boa fonte pra receitas com chocolate e perguntou se vc já foi chocolatra!! hahahahah

    ResponderExcluir
  41. Comentários e feedbacks hoje na internet são grande parte do motivo pelo qual as pessoas a usam. Infelizmente, o que um dia foi uma ponte para uma nova amizade hoje em dia é mais uma retribuição por interesse do que genuinamente.

    Como eu trabalho, estudo e tenho vida fora daqui e ao mesmo tempo tento usar o blog o máximo que eu posso, eu te entendo totalmente. Nunca tive problema com as pessoas comentando pouco ou muito no meu blog e os que eu leio, incluindo o seu, são porque gosto do que falam e consequentemente, da dona do blog. O que eu mais gosto aqui é o conteudo e sua atenção com tudo entao, eu prefiro os posts nesse nível que adoro do que comentários respondidos simplesmente porque é PRECISO.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  42. Bibi querida,não pude deixar de comentar. Já me planejei a voltar ao meu blog várias vezes e não consigo, isso é uma gde frustração pra mim porque era uma coisa que gostava muito de fazer mas de repente o tempo encolheu, rsrsr,agora estou grávida, enjoada e com muitooooo sono, mas antes eu já não conseguia dar conta porque estava estudando e cuidando de filhos e marido e familia e amigos e sei lá + oque.Enfim oque quero dizer é que seu blog é ótimo, vc é ótima e não se deve cobrar tanto.Viva sua vida.Saia da frente do PC para ver a vida com pessoas reais que te amam que estarão sempre com vc e a medida do possivel compartilhe com a gente. Ficaremos felizes em saber que está feliz.Bjs,bjs.bjs

    ResponderExcluir
  43. Oie!
    Então, isso de comentários sempre é uma ferida de algum jeito em nós blogueiros rs.
    AS vezes só visitamos o blog da pessoa e não comentamos, mesmo passando muito tempo por ali, As vezes algumas pessoas comentam realmente só por divulgação e com isso esperam que a pessoa retribua o comentário.
    Mas como a Thuany disse no comentário dela, eu vejo mais como retribuir o comentário é um jeito de dizer que você realmente leu o comentário da pessoa, é como se fosse uma retribuição de carinho, principalmente quando a pessoa tá sempre presente com comentários com conteúdo.
    Tem casos, que tem gente que vê tal blog/blogueira como algo inatingível, como se nunca fosse possível a pessoa responder. Já aconteceu comigo, de uma blogueira "bem conhecida" vir retribuir um comentário no meu blog e eu realmente nem acreditava naquilo rs.
    Eu gosto dessa interação, por isso nos blogs que sei que a blogueira responde o comentário feito no próprio post, eu sempre volto pra ver a resposta, acho que isso acaba criando certo vínculo.
    E é isso, acho que o comentário ficou grande demais rs
    Bejinhos! =*

    ResponderExcluir
  44. Oi, eu conheci o seu blog, pelo projeto 6 on 6 da Melina, e sempre visitava, lia seu blog todo e não comentava, hoje porém tomei vergonha na cara e comecei a comentar, e eu comento, porque gosto do seu blog e sei que você tem muito trabalho com ele, então nada mais justo que dar o meu apoio, eu só volto no post que comentei para ver se a blogueira me respondeu, quando eu pergunto alguma coisa, ( e aí sim, fico meio chateada, se ninguém me responde) mas normalmente, nem vejo se houve resposta, não acho que a blogueira deve responder tudo, tem muito comentário que não precisa de resposta, muito melhor você usar o tempo com posts, e sua família, namorado, etc, do que responder todo mundo, você também tem uma vida, e como todo mundo é complicado fazer tudo, o dia só tem 24 horas né, as pessoas não se colocam no lugar das outras, e já saem criticando :(
    E aproveito para pedir desculpas à você, seu blog é ótimo, deveria comentar há muito tempo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Olha só, se vc for responder toda essa quantidade de comentários por dia você não vai fazer outra coisa da vida, rsrs. E não precisa postar todos os dias. Posta a cada dois dias, sei lá. Assim você tem mais tempo pra você e pra responder os comentários. Beijos

    ResponderExcluir
  46. Estava aqui de boa, lendo e me encantando (rs) e resolvi comentar nesse post.
    Bianca, sei que esse post já é meio velhinho e você deve ter tomado a sábia decisão (seja ela qual for). Mas vamos lá. Não é nada fácil ter um blog e cuidar da vida pessoal ao mesmo tempo. É doideira se acharmos que conseguiremos dar conta de tudo da mesma forma. Soa até como sonho, percebe? rs
    Certa vez me frustei tanto com a falta de tempo que pensei seriamente em parar de atualizar o blog, mas vi que era uma partezinha importante da minha vida da qual eu não conseguiria viver sem. E aí? Aí que comecei a levar tudo menos a sério, resolvi levar as coisas do meu jeito e adivinha só! Tudo ficou mais divertido.

    Não se frustre se não conseguir ser Mulher Maravilha, isso não existe! É muito melhor quando a blogueira dá tudo de si pelo post e pela qualidade. Os comentários são feedbacks e se temos a "obrigação" de respondê-los então perde todo o sentido. Vira trabalho, perde o brilho, a mágica.

    Interação deve sim, ser feita, mas da forma que conseguirmos. Pelo facebook, flickr, instagram, carta registrada ou sinal de fumaça. Deve existir! Mas sem cobranças. Essa é a graça de ter um blog :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  47. Oi, Bia! Acho que você deve fazer como se sentir melhor e concordo que os comentários não devem funcionar como uma 'troca de likes' e são muito mais legais se gerarem uma troca jenuína de ideias, emoções, etc. Acho que se vc consegue postar todo dia (pra mim parece muito), talvez fosse o caso de postar um pouco menos e responder um pouco mais... digamos, dia sim, dia não? A interação é importante e realmente pode ser chato saber que se vai ficar no vácuo... por mais q a gte entenda os motivos. Beijos! Ps. Você escreve muito bem! :OO

    ResponderExcluir
  48. Gente, agora que vi que esse post é super antiguinho... Tinha aparecido aqui pra mim como relacionado e pensei que era recente. :O

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...