Coloridinhas

             

03 fevereiro 2013

[Literatura] O Tempo entre Costuras - Maria Duenãs

Demorei um bocado de tempo pra fazer essa resenha. Acontece que a gente nunca sabe falar muito bem sobre os livros dos quais gostamos bastante. Esse livro me capturou pela capa. Fiquei namorando ele nas livrarias, mas não cheguei a ler nenhuma resenha pra saber se valeria a pena comprar ou não. Eu já tinha muitos livros pra ler, então abandonei a ideia de comprá-lo. Até que chegou o meu aniversário.. e o que minha amiga linda e maravilhosa oi Klá! me dá de presente? Isso mesmo! E disse que tinha um e que estava lendo, que já tinha passado da metade do livro e ele era muito super-incrível-você-precisa-ler! :D
Faltei pular de felicidade!
Veio com uma dedicatória bem gracinha. Mas, levei o livro em uma viagem e deixei no criado mudo do lado da cama do hotel. A moça que limpa o quarto deixou cair algum líquido em cima! Pense numa tristeza...

Mas, vamos ao que interessa, não é mesmo?
A história é contada pela Sira Quiroga. São tantos acontecimentos que vão mudando a todo momento e te pegando completamente de surpresa, que nem consigo fazer uma sinopse que se preze, e acho que não vale a pena tentar, pois seria reduzir demais. O que posso dizer é que a Sira é uma mulher apaixonante. Morou em Madrid e em Marrocos em momentos muito distintos de sua vida, passa por duas guerras de forma bastante corajosa (guerra civil espanhola e segunda guerra mundial), e usa seus aprendizados em cortes, alinhavos, tecidos, costuras, para sobreviver a tudo isso. Além de muita coragem e determinação.

O que achei mais interessante é que Sira conta sua história com uma visão bem madura de tudo o que se passou. Conta sobre quando não tinha essa percepção das coisas, quando ainda morava com a mãe, quando nada parecia incerto. Sobre suas inseguranças, seus medos, seus impulsos e suas paixões durante esse processo de amadurecimento. Essa história me fez andar lado a lado com a Sira. De verdade. Me envolvia tanto, tanto, que cheguei a chorar, rir, ficar o dia pensando nos acontecimentos narrados, apreensiva por ela.
Achei linda a contra capa.. :)
Esse livro fala sobre relações familiares, sobre paixões, sobre amores lindos, sobre amizade, lealdade, confiança, insegurança, solidão, sobre guerras, serviços secretos, política, e sobre costura também. É interessante notar que o ofício da costura na vida de Sira é muito estruturante oi psicólogos!. Durante a narração, Sira passa por várias mudanças. Muitas mesmo. Mas, parece que a costura é o que unifica tudo. É talvez o que dê para ela o sentido de unidade ou identidade, para que sobreviva a todas essas mudanças e todos os segredos que perpassam sua vida, sua forma de ser, seus relacionamentos amorosos, suas amizades, relacionamentos políticos.

Sira, em vários momentos, abre mão de si mesma por um bem maior. Por um compromisso firmado com sua pátria, por achar que de alguma forma, faz a diferença naquela situação toda de conflitos políticos. Ela sofre com isso, mas vai em frente. Sofre desilusões, e cria mecanismos para vencer essas dificuldades.

Penso que as palavras guerra e política podem deixar algumas pessoas com um pé atrás (outras com dois pés na frente!), em dúvida se lê ou não. Mas, se você é uma dessas pessoas e está com receio, não tenha. A história é contada de forma muito envolvente, de fácil leitura, sem ser raso em nenhum momento. É maravilhosa! E apesar de interesses políticos estarem por trás de vários acontecimentos, termina que não são o foco do livro, e sim os sentimentos e pensamentos de Sira, e todos aqueles à sua volta.
Agora o desafio: leiam o primeiro parágrafo e digam se não dá vontade de ler mais e mais e mais?

A Maria Dueñas me surpreendeu bastante. Esse é seu primeiro livro, mas um segundo (não se trata de uma continuação) já foi lançado e está nas livrarias. Todas as vezes que vejo o livro, ele fica com o olho comprido pra cima de mim. Estou louca de vontade de ler! :)

Algum de vocês já leu "O Tempo entre Costuras?" ou tem vontade de ler? Me contem nos comentários! :)

14 comentários:

  1. Anotado na minha Wishlist literária! Se o primeiro parágrafo já é assim tão bem escrito, imagina o resto do livro <3 adorei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Oi, vc tem toda razão...dá vontade de continuar lendo...eu fiquei com esse gostinho de quero mais!! Gostaria de enviar um singelo presentinho para vc. Aceita? Se sim, envie seu endereço para meu e-mail: marlicarmen@hotmail.com
    Beijinhos no coração, princesa!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li, mas depois de ler o seu post me deu uma vontaaade... Vou adicionar na minha (infinita) lista de livros para ler já!
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  4. que legal! já adicionei no skoob como "vou ler" vou ver se consigo através de uma troca, parece muito bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  5. Ta ai um livro que me deu muita vontade de iniciar a leitura, devo até agradecer a dica. Parabéns pela postagem, muito informativa e curiosa.

    Bises,
    http://www.trezedigitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bastante interessada em ler o livro sim, e o primeiro paragrafo ajudou. Vou colocar na listinha de livros pra ler logo, logo e ela só cresce. E, por favor, continua postando livros bons que você le. É sempre bom descobrir coisas boas.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, menina...Pelo amor de deus...Eu já tô cheia de livro pra ler e vc me faz ficar com vontade de ler mais um!! Shuashuash
    Me encantei com a estrutura do livro tbm... Meu passou um ar de coisa antiga! ^^ Ainda mais com essa manchinha que pra mim deu até um charminho pro livro! Rsrs!
    Beijos,
    Um Toque Pra Você

    P.S.:Dessa vez não paguei mico de novo falando da "pareceria com a Ludurana" =S aushushua!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de convidar você para fazer parte do CBBlogers. A primeira comunidade de blogueiros do Brasil! Nós somos uma comunidade que veio com a intenção de ajudar os blogs e também criar oportunidades! Somos uma rede onde você pode participar, colaborar e ser destaque como o Blog da Semana! Temos ainda oportunidades de trabalho, como resenha de produtos, Publieditoriais, e também produtos para fazer
    Sorteio no seu próprio blog.!

    Você só tem a ganhar sendo parte dessa comunidade. O melhor de tudo: é GRÁTIS!
    Você não paga nada para participar e fazer parte dessa rede de oportunidades!!

    Venha fazer parte da nossa comunidade e da nossa conversa!

    www.cbblogers.com

    ResponderExcluir
  9. Há muito tempo interessei-me por esse livro também, mas ele sempre ficou perdido em meio aos meus muitos livros desejados e nunca fui em busca de mais informações. Saber agora que você gostou dele coloca-o em uma posição bem alta, pois eu confio sempre no seu gosto. ^^

    Bibi, que saudade de você!
    Temos que nos falar mais, estamos (ambas!) tão sumidas.

    ResponderExcluir
  10. Ah, Bia, como boa feminista que sou, fico logo com vontade de ler quando a protagonista é uma mulher. Mas tenho tanto livro para ler que não sei quando leria esse. Tou caminhando a passos de formiga mas com muita vontade na literatura, então deixo esse para mais lá na frente. Você tem razão, a capa é belíssima. Que pena que a dedicatória se perdeu. E que delícia ganhar um livro que sempre quis, hehe. Parabéns a amiga aí!

    Um beijo bem grandão, adoro ler suas escritas e resenhas.

    Ps: ficaram lindas as fotos :3

    ResponderExcluir
  11. Após ler sua resenha, só sei de uma coisa desse livro: eu preciso lê-lo. Não conhecia-o antes. Nem sabia da sua existência. Decididamente esse primeiro parágrafo pega a gente de jeito.

    ResponderExcluir
  12. Oii, Bibi!

    Mais um livro que você indica e sobre o qual eu nunca tinha ouvido falar, hein? E mais um que foi adicionado à minha lista!

    Sou super suspeita para falar, pois AMO história de um tanto, mas a temática "guerra" prendeu de cara a minha atenção e me fez ser uma das pessoas com os dois pés na frente para ler, como você disse no post (hehehe). E o primeiro parágrafo do livro só serviu para fazer desabrochar mais ainda meu interesse.

    Espero conseguir ler o livro em breve para te contar o que achei! :)

    Beijos!

    Deborah
    http://em-julho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, li o livro pela indicação aqui do blog, e amei! A historia é muito envolvente e adorei a escrita dela. Recomendo muito (:

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...