Coloridinhas

             

22 novembro 2012

[Receita] Pãezinhos integrais com cenoura ♥

Há algum tempo, tenho mantido uma alimentação bem certinha, sem exceções. Não estava satisfeita com meu peso, com minha aparência. Cheguei a um ponto muito crítico de baixa auto estima, então resolvi mudar tudo. Mudei a alimentação, e incluí nos meus dias, uma rotina pesada de exercícios. Deve ter aproximadamente 6 meses desde que comecei e já mudou muita (!) coisa até aqui. Por motivos compreensíveis (espero), não postei nada sobre o assunto, mas de uns dias para cá, tenho conversado com tanta gente sobre isso, sobre auto estima relacionada à imagem, sobre perda de peso.. percebi que esse nunca foi um problema só meu. E então, pensei que poderia ser interessante falar um pouco sobre isso no blog, caso seja um assunto que interesse a vocês também (me digam nos comentários, sim?).

Enfim... essa introdução toda foi pra dizer que a receita de hoje não é doce, não é cookie, não tem quilos de açúcar nem de manteiga (apesar de ter um pouquinho ainda).
Então, que venham os naturebas e simpatizantes assar lindos pães fofos e deliciosos comigo! :)
A receita é adaptada do blog lindíssimo e maravilhosíssimo da minha prima, a Ticinha! :) Corram lá também para ver outras receitas. São todas testadas e mega confiáveis. Pode fazer de olhos fechados, tá?

Ingredientes:
  • 350g de farinha de trigo integral;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 5g de sal;
  • 6g de fermento biológico seco;
  • 190mL de leite morno;
  • 70g de cenoura ralada;
  • 30g de manteiga derretida e fria;
  • 1 ovo levemente batido, pra pincelar os pães, pra ficarem coradinhos e com cara de delicinha.
A Ticinha fez usando a batedeira planetária, com a pá de bater massa. Mas, a batedeira daqui de casa é bem antiga e não planetária, então tive que fazer na mão mesmo! Se você tiver, vai facilitar a vida. Vai lá ver como ela fez!

Caso não tenha, faz o seguinte:
Coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha, junto com a cenoura. Mexa um pouco, depois junte o leite e a manteiga e mexa bem bem bem bem até a massa desgrudar da espátula. Nessa hora, retirei ela da vasilha e amassei-amassei-apertei-bem, e cima da bancada, até a textura ficar bem macia.
Feito isso, reserve a massa em uma vasilha e cubra com filme plástico (sem mosquinhas de olho gordo pra cima do seu pão). Quando a massa aumentar de volume (quando é com farinha integral, ela não chega a dobrar o volume, mas cresce de forma visível), divida-a em pequenas bolinhas (a receita rendeu 14 pãezinhos) e coloque-as em uma forma untada e enfarinhada.

Deixe crescer por mais um tempo. Aproximadamente 40 minutos. E só então leve ao forno pré aquecido, a 190ºC, e deixe lá até que os pães fiquei coradinhos. Os meus ficaram bons em 30 minutos, mas vai depender da potência do forno.
Então, tire do forno, deixe esfriar (ou não, dependendo da ansiedade.. hahaha) e se delicie com essas maravilhas! :)
Eles ficam bem fofinhos e macios. Normalmente gosto das coisas recém saídas do forno. Mas, achei esses pães muito maravilhosos no dia seguinte, de manhã. Pareceram ainda mais fofos e gostosos! Aqui em casa todo mundo aprovou e não vejo a hora de fazer de novo!

35 comentários:

  1. Também ando me sentindo assim, meio sei lá com a aparência e o peso. Seria bem legal se você falasse um pouco sobre essas suas mudanças.

    A receita é super fácil, e eu fiquei louca para fazer. Vou salvá-la para num futuro próximo poder colocá-la em prática :)

    Beijão Bia :*

    ResponderExcluir
  2. Amo esse blog, já acompanho faz um tempinho. E achei muito legal esse post, coloquei no meu blog como indicação na tag "links da semana" (sairá sexta, amanhã)... Espero que não se importe! ;)

    Beijos!


    www.santadani.com

    ResponderExcluir
  3. Aff, vou comprar HOJE os ingredientes pra fazer isso, sério mesmo! HAHAHAHA, não sei se sou eu que to com fome, mas pareceu DI-VI-NO! *-*

    ResponderExcluir
  4. /que delicia essas coisisnhas, ainda vou criar vergonha na cara pra aprender a cozinhar.

    ResponderExcluir
  5. uaaal isso me deu ate fome, ta com uma cara otima. Adorei
    beijoos

    ResponderExcluir
  6. Nhaam que delícia, deu água na boca!
    E acho supperr legal a sua idéia! Eu tenho problemas terríveis com meu peso, aquele efeito sanfona infeliz sabe? U.U Ficarei muito feliz se você postar receitas :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Bia! ♥ Parece que ficou mega bom,vou testar!

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor!
    Eu estava me sentindo assim também há algum tempo, mas meu caso era o oposto, me sentia mal porque era suuuper magrela! Imagina 50kg em quase 1,70m?
    Fiz o mesmo - mudei minha alimentação e comecei a malhar pesado. Mas depois relaxei bastante e tava comendo muita besteira, sabe? Aí comecei a engordar! Kkkkkkk Até postei sobre isso lá no blog, mas acabou que foi uma furada, nunca coloquei o plano em prática! #fail
    Daí de umas 3 semanas para cá eu voltei com tudo! Revolucionei minha dieta e meu treino na academia e já tô me sentindo bem melhor.
    Essa bíblia toda para dizer que eu adorarei se você postar mais sobre o assunto por aqui... Vai ser ótimo dividir experiências, senti MUITA falta disso enquanto começava a arrumar coragem para pôr a mudança em prática!

    Sobre a receita, pareceu uma delícia e os pães ficaram liiindos, mas com pães eu não me arrisco! Hahahaha

    Beijos, Bibi!

    Deborah
    http://em-julho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Está com cara que fica bom,vou tentar fazer.

    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com.br

    refugio-cristao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parece uma delícia, e adorei a indicação do blog, tem muita receita bacana!

    ResponderExcluir
  11. Esse seu medidor é muito amor <3 Vou tentar fazer nas férias.
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Aaah quem me dera conseguir tirar fotos enquant faço receitas..nunca consigo acredita?!
    eu adorei isso..minha mae vai querer fazer com certeza essa receita! ela q gosta de paezinhos assim

    Beeijos e oh parabeeeens pelo dominio! ahiahahahha

    ResponderExcluir
  13. Bia, quando li a introdução do seu post me identifiquei muito com a situação..... a tal da auto estima mexe muito com a gente.....
    Vou tentar fazer seus pãezinhos .
    Beijos...

    ResponderExcluir
  14. Ai parecem deliciosos!!!! E o medidor de coração!!!! Que fofo *_* Eu não sou muito fã de cenoura, mas como adoro bolo de cenoura, capaz de gostar de bolinhos. Coisas feitas com cenouras costumam ser sempre mais gostosas! hehehehehe
    Acho que vou fazer quando tiver um tempinho na cozinha *_*/

    ResponderExcluir
  15. ano passado uma das coisas que estava realmente me incomodando na era o peso, eu me sentia desconfortável, aí decidi que essa era a resolução do ano novo assim, perdi 20kg com dieta e exercícios. é incrível quando você controla o que come, eu perdia no começo coisa de 3kg por semana, só comendo menos e melhor. fora a aparência, parece que a gente começa a se gostar mais, sei lá, uma coisa liga outra e por aí vai, fora que os exercícios vão dando uma leveza para nossa cabeça né?! em 2013 minha resolução é começar a correr. ^^
    achei muito legal você falar sobre isso!

    receita linda, eu tenho uma de pãezinhos com cenoura também que peguei dum caderninho da minha avó. quando for fazer, vou tentar essa receita ^^

    :*

    ResponderExcluir
  16. Parece uma delicia mesmo. Eu sou muito relaxada (sem vergonha) como muita tranqueira e estou sempre acima do peso, ai como já estou com bem mais de 30 e é muito mais fácil ganhar do que perder me acomodo,mas,não feliz.Agora de Natal vou ganhar uma bicicleta para me mover de verdade e ai quem sabe vou me animando afinal espero viver muitos anos ainda e pensando nisso vou ter tempo,rsrsrs. Mas além de eprder peso hábitos alimentares saudaveis são para toda vida, e aqui é assim faça oque eu falo não oque eu como.Sempre que posso tento inserir alimentos saudáveis. bjs, acho que acabei escrevendo d+.BJs.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a receita! Pela aparência fofinha ficaram ótimos! Vou tentar fazer!

    ResponderExcluir
  18. Sério, eu também não estou nada satisfeita com meu peso. Seria legal postar algo sobre isso, acho que ajudaria outras pessoas com o mesmo problema e também poderia aprender com outros leitores. Estou planejando nas férias fazer academia e depois dar continuidade pelo ano (mas depende do meu tempo). Também queria ter uma alimentação mais balanceada.
    Adooorei a receita! Uma fofura as fotos. Queria ter dons culinários porque sou péssima na cozinha. Vou ver se nas férias tento aprender alguma coisa haha
    Os pãezinhos devem ser deliciosos, adoro cenoura.

    ResponderExcluir
  19. Que delícia. Amo pãezinhos pequenos. Achei a receita bem 'facinha' de fazer! Com certeza vou tentar em casa.

    Sobre a baixa auto estima, confesso, sofro disso. Estou kg's acima do meu peso já fazem 5 anos, e vez ou outra consegui reduzir um pouquinho, mas nunca saio disso. De uns meses pra cá, depois de enfrentar alguns probleminhas de saúde na família, eu meio que parei de me preocupar com meu corpo, e passei a me preocupar apenas com meu interior. Olha... super apoio quem se preocupa com o próprio corpo, mas sinto que não estou mais me preocupando tanto (lógico, desde que eu não engorde mais). Magro magro, eu nunca serei... tenho estrutura larga (desculpa esfarrapada?), então do que adianta eu me matar? AMO comer e odeio academias, isso não é nenhuma novidade...! Não sou nenhum sedentário, caminho e ando de bicicleta regularmente!

    Espero ouvir mais sobre essa sua experiência. Fiquei curioso pra ver como você se 'reeducou'... quem sabe eu não me animo com isso? = D

    ResponderExcluir
  20. P.S. AMEI o blog da sua prima! ^^

    ResponderExcluir
  21. Essa semana tive um revertério com a minha cabeça e resolvi mudar muita coisa. O "revertério" se deu quando eu percebi como eu estava optando, sem perceber por uma vida corrida, consumista e não-saudável. A partir disso, estou tentando mudar muita coisa na minha rotina e comecei por adotar uma alimentação mais saudável. Diminuí drasticamente a quantidade de carnes e estou me aproximando dos alimentos orgânicos. Adorei a receita e acho que vou fazer ainda esta tarde :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  22. Além de saudáveis, estes pãezinhos parecem deliciosos! :9

    ResponderExcluir
  23. Ai, deve ter ficado uma delícia. Não tenho muitos "dotes" na cozinha, mas sabendo que a receita é leve, quem sabe eu não tente?!?!?

    Observação: Itens fofos na cozinha! Rs...

    Beijos,
    Pâmela Rodrigues
    http://listerealize.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu tb estou tentando me alimentar de forma mais saudável. Na verdade eu sempre comi de tudo, sempre gostei de verduras, legumes, frutas, alimentos orgânicos e naturebas, mas o doce é que me tira do sério (e as saídas para barzinhos, lanchonetes e restaurantes com o namorado). Eu sou muito formiga. Tem até uma tag no meu blog sobre alimentos saudáveis. É um assunto que muito me interessa e acho bacana de aparecer por aqui. Ah, curti a receita. Vou anotar djá!
    :*

    ResponderExcluir
  25. Adoro comer, adorei a receita. Eu já sabia fazer só que aqui ficou mais prático. Adorei as forminhas de coração, eu quero.

    Que as abelhas me carreguem, beijos http://www.7hings.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oooi!
    A receitinha já entrou na lista das delícias. Quando eu fizer venho te contar.
    A propósito: te contei que fiz os cookies? Bem, tô contando agora se ainda não fiz. Adorei!
    Mas também estou tentando mudar a alimentação então foram feitos só uma vez ;)

    Bejus!

    ResponderExcluir
  27. Poxa Bianca, acho que se consegue se sentir a vontade falando do assunto, seria muito interessante abordar no blog! Tu pode ajudar muita gente, pois esse é um problema SUPER comum entre mulheres e garotas.
    Sabe, eu nunca tive problema com o meu peso, mas carrego comigo um receio enoooorme de chegar a engordar )): E isso não é insegurança, medo, sei lá. É um receio natural :S
    Por isso tento levar uma vida bastante saudável. Quase sempre caminho, e agora sou vegetariana :D
    Adorei a receita *-* Vou tentar fazer!
    Um beijo pra ti guria ♥

    ResponderExcluir
  28. Que linda a sua colher de amor. *.*
    Amo receitas, mas levo quase jeito nenhum pra cozinha. =[

    beijokas

    ResponderExcluir
  29. que amor a colher de coração ^^
    ah! não conheco o tal programa palco mp3, deve ser ótimoo! se descobrir algo legal, compartilhe comigo! haha

    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Bibiiiiii!
    Saudades do teu cantinho aqui!
    Sabe que outro dia sonhei com você? Estávamos numa praia, estava tendo um pôr do sol lindo e eu queria tirar uma foto com você, mas alguém tinha guardado minha câmera no microondas (oi?) e ela queimou! Chora comigo! Simultaneamente, estava acontecendo uma festa na areia, e o Cebolinha da turma da Mônica era o DJ. (Juro juradinho que não uso drogas! hahaha isso é fruto da minha imaginação MESMO!)

    Mas então, nessas minhas longas férias de um mês (greve te amo) quero aproveitar para soltar meus dotes culinários sem ser gorda, então vou caçar as receitinhas aqui no seu blog que é sempre saudável! :3 Tem muita coisa aqui que morro de vontade de fazer! Só me falta organizar o tempo mesmo...

    PS: Estou comentando nesse post, mas tô olhando tudo por aqui... Esses dias fui comer comida mexicana e lembrei de você, contei até pro meu namorado da sua viagem e disse que ele também deveria ler seu blog! hahaha

    PS 2: Tem sorteio lá no blog! você já está participando? Vai só até sexta! o link é esse: http://pequenathuany.blogspot.com.br/2012/10/sorteio.html

    Beijos beijos beijos! Bom fim de mês!

    ResponderExcluir
  31. Bia, adorei a receita de hoje!
    Estava querendo uma receita mais prática de pão integral e que ficasse fofinho (porque pão 100% integral nem sempre fica tão fofinho quanto o branco, né?).
    E adorei que a massa não leva ovo (minha avó é alérgica a ovo, então vou fazer eles pra ela comer =D).
    Vou conferir o site de sua prima mais vezes, adorei a cara de lá ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
  32. Bi, fiz esses paezinhos hoje!! Que delícia! Fiquei super orgulhosa porque fiz pão pela primeira vez e nem é difícil! Obrigada :) :)

    ResponderExcluir
  33. Bi, esse comentário aí de cima é meu! Fui comentar pelo celular e saiu assim =P

    ResponderExcluir

Hey!
Obrigada pelo comentário!

Tenho sempre o maior prazer de compartilhar informações, idéias.. você é sempre bem vindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...